O consumidor que foi aos postos de combustível em Salvador nesta segunda-feira (23) já encontrou a gasolina com novo preço. O aumento, que estava previsto para o início de abril, entrou em vigor nesta segunda. Em alguns postos, o combustível está a R$ 3,78.
A alteração no preço da gasolina está ligada à nova alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível. Na sexta-feira (20), o governador do estado, Rui Costa, disse que , o percentual de reajuste é de 28% e não de 30%, como foi anunciado. "A alíquota não vai passar de 27% para 30%, como vem se dizendo por aí. O decreto aprovado em 31 de dezembro do ano passado, em outro governo, portanto, estabelece o aumento para 28%, de um ponto percentual apenas", disse. Ainda segundo o governador, não é culpa estadual o fato de a Bahia ter a gasolina mais cara do país. "Estão tentando jogar para o governo a culpa por um problema que não é dele. Diversos estados brasileiros cobram 28%, outros cobram 30%, e tem a energia mais barata que a nossa", ponderou. Mas, para alguns consumidores, a alta poderia ser evitada. O bancário aposentado Mário Ferreira disse que já mudou alguns hábitos em função do preço da gasolina. "Este aumento justo nunca foi, né? Eu já mudei alguns hábitos, sim, pensando na gasolina. Deixei de fazer alguns passeios com a família e só saio de carro para resolver o que é realmente necessário", critica.
Já o técnico em telecomunicações, Alexandre Barbosa, acredita que substituir a gasolina pelo álcool pode gerar uma economia no orçamento familiar durante os próximos meses. "De agora em diante, eu só vou abastecer com álcool, né? Porque houve esse aumento do percentual do álcool dentro da gasolina, então, eu acho melhor abastecer logo com álcool e pagar menos. Infelizmente, não podemos deixar de fazer as coisas", lamenta.
Posto de gasolina na Avenida Aceânica apresentou aumento no preço da gasolina |
Posto de gasolina situado na Avenida Garibaldi |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade