Salvador

10 locais perfeitos para fazer atividade física ao ar livre em Salvador

iBahia listou alguns espaços públicos da cidade que são ótimas opções para quem deseja se exercitar sem gastar nada

Luiz Fábio Almeida (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O verão acabou, mas nem por isso as atividades físicas devem parar. Se o seu foco é sair da rotina das academias, Salvador conta com diversas opções de lugares onde é possível aproveitar os espaços públicos - e o sol na cidade durante o ano todo - para manter a forma física e não gastar nada por isso.

O iBahia, então, listou dez locais - desde academias ao ar livre a pistas de corrida - perfeitos para que você possa fazer atividades físicas sem custo na capital baiana. Confira a lista:

Parque da Cidade. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Salvador)

Parque da Cidade
Desde a sua revitalização, o Parque da Cidade, no Itaigara, se tornou um dos espaços ideais para quem deseja colocar a saúde em dia, mas não quer gastar nem mesmo R$1. Prova disto é que o local vive com muita gente nas primeiras horas da manhã, assim como nos finais de tarde. O Parque conta com estação de ginástica, praça para idosos praticarem atividades, quadras esportivas, praça de skate e circuito de slackline.

Dique do Tororó
Um dos cartões postais de Salvador, o Dique do Tororó conta com cerca de 2,5 km de pista para corridas, além de uma academia de ginástica. Com isso, o local, em frente a Arena Fonte Nova, se torna mais uma opção para quem quer manter a forma física sem gastar nada.

Avenida Centenário
Avenida que corta os bairros da Barra, Chame-Chame e Graça, a Centenário é outro espaço de destaque para os amantes das corridas e caminhadas. Com percurso de 2,6 km de pista, o local é arborizado, conta com ciclovia, banheiros, mobiliários e também uma Academia de Saúde.

Praça na Boca do Rio
A Praça Renato Mendonça já é muito utilizada para os atletas que desejam fazer seus exercícios físicos numa academia de bairro ou apenas realizar uma caminhada. Aliás, recentemente, a Prefeitura de Salvador decidiu revitalizar o espaço atrás do antigo Aeroclube e fez dela uma grande pista de cooper, além de melhorar a ciclovia da região.

Praça dos Barris. (Foto: Arisson Marinho/ Correio)
Praça nos Barris
No ano passado, a prefeitura entregou a maior praça reconstruída da atual gestão até o momento, com 37 mil m². Os interessados em praticar exercícios na região encontrarão aparelhos de ginástica, pista de cooper, quadra poliesportiva e circuito minibike. A pista de skate também foi revitalizada e o campo de futebol passou por uma grande reforma, incluindo a troca do alambrado e a construção de um vestiário.

Avenida Garibaldi
Outra praça pública que merece destaque para quem deseja praticar exercícios físicos é a Lord Cochrane, na av. Garibaldi. Ela conta com uma área pública de 14.158 m², em que estão distribuídas quadras poliesportivas, de areia, mini quadra, pista de cooper, academias de saúde ao ar livre e de ginástica, além de uma minipista infantil para bicicleta, patins, triciclo e carrinhos.

Parque de Pituaçu
Gosta de pedalar? O Parque Metropolitano de Pituaçu é uma ótima opção para queimar calorias na bike. Construído em 1978, o local tem uma pista com 15 quilômetros de extensão com sinalização e quiosques ao redor dela. Além disso, o espaço possui duas quadras poliesportivas e pista de skate.

Praça do Imbuí
Não só são os bares que movimentam a Praça do Imbuí. A pista de cooper e a ciclovia também vivem com muitos amantes dos esportes diariamente. Além disso, o espaço conta com academia ao ar livre e quadra de vôlei de praia, duas quadras poliesportivas e pista de skate.

Parque Costa Azul
De frente para o mar, o Parque Costa Azul também é uma opção para aqueles que fogem das academias, mas querem manter a boa forma física. Quem vai ao local encontra pistas de corrida e ciclismo, campo de futebol e equipamentos de ginástica.

Praça de Castelo Branco (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Salvador)
Praça de Castelo Branco
No ano passado, os moradores do Castelo Branco ganhou uma ótima opção para se exercitar ao ar livre. A Praça da 3ª Etapa, localizada na Rua Direta do bairro, ao lado do Supermercado Todo Dia, foi entregue pela prefeitura e já virou atração da região. Dentre os novos elementos que compõem a praça estão pergolado, academia de musculação e saúde e jogos de mesa.