Salvador

Ação especial no Farol da Barra alerta sobre mortes no trânsito na quinta (25)

Estrutura deve ficar no ponto turístico até o fim deste ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, a Prefeitura de Salvador instalará um painel no Largo do Farol da Barra nesta quinta-feira (25), a partir das 9h30. A estrutura, que deve ficar no local até o fim deste ano, terá estampado o número de vítimas fatais no trânsito de Salvador no ano de 2020. No ano passado, 130 pessoas perderam a vida em acidentes na capital baiana e outros dados devem ser divulgados. 

O evento, com o tema “Há sonhos perdidos por trás dos números”, é realizado por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. 

Esta é a segunda vez que a ação é realizada na capital baiana. Em 2020, uma obra artística foi instalada na Barra em alusão à data. Além de Salvador, o evento acontece também em Recife (PE), Quito e Guayaquil (Equador), Guadalajara (México), Bogotá e Cali (Colômbia), além de cidades na África e Ásia que também fazem parte da Iniciativa Bloomberg. 

Dia de Memória
O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (WDR na sigla em inglês) é celebrado no terceiro domingo de novembro há 25 anos. Desde 2005 a data foi adotada pela Assembleia Geral da ONU como “o reconhecimento apropriado para as vítimas de sinistros de trânsito e suas famílias”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito são a 8ª causa de morte para pessoas de todas as idades e a 1ª causa de morte de crianças e adultos jovens de 5 a 29 anos de idade. Todos os anos morrem 1,35 milhão de pessoas devido a lesões causadas pelo trânsito rodoviário no mundo. Isso significa uma morte a cada 23 segundos.