Salvador

ACM Neto apresenta 83 respiradores e anuncia novos leitos para pacientes com coronavírus

Os equipamentos serão instalados na unidade hospitalar do Itaigara Memorial e no hospital de campanha montado no Wet’n Wild

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

O prefeito ACM Neto anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), a chegada de 83 respiradores que serão utilizados para tratar pacientes de coronavírus em Salvador. De acordo com o G1 Bahia, além disso, ele também apresentou a criação de 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da doença na capital. 

“Nós sempre procuramos atuar em duas direções. De um lado tomar as medidas certas, agindo com precaução, promovendo todas as ações para conter a disseminação do coronavírus, para controlar o crescimento do número de casos e evitar um colapso no sistema público de saúde. A segunda ação que vem sendo preparada de maneira concomitante, que agora a gente começa a evidenciar, é a organização de novos leitos de UTI. A gente sabe que alguns esforços são necessários. De um lado, ter a estrutura física, hospitalar, preparada. Agimos com diferentes estratégias", disse o prefeito.

Segundo ainda o G1 BA, dos 83 respiradores, 75 foram adquiridos com recursos da prefeitura e os outros foram doados pela Suzano Papel e Celulose, com sede em São Paulo, mas que tem atividades na Bahia.

Conforme ACM Neto, os equipamentos serão instalados na unidade hospitalar do Itaigara Memorial, localizada no Caminho das Árvores, e no hospital de campanha montado no Wet’n Wild, na Avenida Paralela.

“Queria agradecer o hospital São Rafael, que fez doação de 15 respiradores para Salvador. Já estão sendo instalados no Itaigara Memorial. Não trouxemos para cá. Foram levados diretamente para o Itaigara Memorial, onde vai funcionar a primeira unidade do município que vai tratar exclusivamente pacientes com o coronavírus. Teremos, até a próxima semana, 187 novos respiradores disponíveis para a nossa cidade. Sendo que, já assegurados, além dos 187, temos mais 8 que estão situados no Sagrada Família. Podemos afirmar com segurança que, por fruto do esforço promovido pela prefeitura, nós temos 195 respiradores certos e que serão dedicados exclusivamente para reforçar a rede de saúde e receber pacientes em estado grave”, disse o prefeito.

A prefeitura tem como finalidade ter à disposição 250 leitos de UTI na capital. O prefeito ressaltou que até o momento, a gestão municipal dispõe de 195. As unidades classificadas como "gripários" serão instaladas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).