Salvador

Ai, que frio! Salvador registra 17,6ºC; menor temperatura em quatro anos

Segundo Inmet, a sensação térmica foi de 15ºC durante a madrugada desta segunda-feira

Amanda Palma, do Correio 24h

Se você sentiu mais frio esta madrugada, teve um motivo: Salvador registrou a temperatura mais baixa do ano, 17,6ºC, segundo dados da Estação Meteorológica do Inmet. A última vez que foi registrada uma temperatura tão baixa foi de 17,7ºC, em 2013.

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, neste domingo (30) também foi registrada a tarde mais fria do ano, com temperatura máxima de 23,3ºC.

"Ontem a gente já teve o dia nublado e a tarde foi mais fria do ano, a máxima 23,3ºC, o que costuma ser de temperatura mínima registrada em um dia inteiro", explica. A temperatura mais baixa deste ano tinha sido 18,6ºC, no dia 5 de julho.
 
Se a temperatura foi menor, a sensação térmica foi ainda mais baixa, segundo Cláudia. Isso porque a umidade do ar está elevada e os ventos continuam intensos. "São três elementos que determinam a sensação térmica, os ventos mais fortes comuns dessa época, uma temperatura menor e  umidade elevada. Tivemos uma sensação próxima de 15ºC, por isso que se fala tanto em frio aqui em Salvador", afirma.

O menor índice de umidade registrado na capital foi de 73% (momento em que não há chuva). Já a maior rajada de vento foi de 38km/h, por volta das 3h.

A previsão é de que o tempo continue instável em Salvador pelo menos até quinta-feira (3), com mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. "Amanhã o tempo continua instável com tempo nublado e chuvas", segundo o meteorologista do INPE, Fábio Rocha.

Interior
Já na Bahia, de acordo com o Inpe, a menor temperatura registrada foi em Piatã, que teve mínima de 11,8ºC. Em seguida, Itiruçu registrou a menor temperatura, com 14ºC, Vitória da Conquista teve mínima de 13,3ºC e Amargosa, com 16,8ºC.

E no interior a situação é diferente do litoral, porque a umidade está bem mais baixa do que na faixa litorânea, segundo Cláudia Valéria. "No oeste tem ficado 24% de umidade, que é o período mais seco. E no litoral está mais úmido por ser ser mais chuvoso", detalha.