Salvador

Ambulante é imobilizado por seguranças durante confusão no terminal Pirajá; vídeo

Caso aconteceu na noite desta segunda-feira (29); passageiros mostraram indignação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Um vídeo gravado por pessoas que passavam pelo terminal de ônibus de Pirajá mostrou o momento em que um vendedor ambulante é imobilizado por seguranças da CCR (administradora do terminal) e policiais militares. A confusão aconteceu na noite desta segunda-feira (29).

Foto: Reprodução
Segundo as imagens, que não mostram o início da confusão, o situação ocorreu  após uma ação da CCR para tirar os ambulantes do local. No vídeo, pessoas que passavam e registraram o momento se mostraram indignadas com a situação: 'é um pai de família, pessoal. Pra quê isso?', indagou um passageiro.

Na gravação, é possível ver que o ambulante era estava com um carrinho onde vendia mingaus, sopas e canjas, e todo o conteúdo estava derramado no chão da estação.

Em nota enviada à imprensa, a CCR Metrô Bahia afirmou que está sendo realizado um ordenamento de comércio clandestino dentro do terminal de ônibus Pirajá e tem como objetivo garantir a livre circulação dos usuários e melhores condições de trabalho aos ambulantes regularizados, que receberam da empresa bancadas funcionais padrão e fardas.

Consta ainda no comunicado que Para coibir a ação clandestina, os Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) da concessionária, fardados e à paisana, realizam rondas periódicas e regulares para realizar a fiscalização e orientação.

Ainda segundo a CCR, Em caso de reincidências e não observação das orientações, a empresa pode realizar a apreensão das mercadorias comercializadas. O ordenamento está em sintonia com o decreto estadual nº 15.197, de junho de 2014, e Lei Federal nº 6.149 que rege o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e prevê que é proibido o comércio informal em todas as suas dependências.

Veja o vídeo: