Salvador

Após dois anos parado, Plano Inclinado Gonçalves volta a funcionar na próxima segunda (20)

O transporte tinha parado após um curto circuito

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Parado desde 2011 para manutenções, o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao Comércio volta a funcionar na próxima segunda-feira (20). O transporte tinha parado após bondes e maquinários do ascensor apresentarem um problema em razão de um curto circuito ocorrido no mesmo ano e reinaugurado em fevereiro de 2014. De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o Plano Inclinado Gonçalves, que atende centenas de baianos diariamente, continuará sob os cuidados da empresa OTIS, responsável pela criação e instalação dos motores originais.
O transporte tinha parado após bondes e maquinários do ascensor apresentarem um problema em razão de um curto circuito ocorrido em  2011


Por conta da falta de similaridade de peças, os equipamentos foram enviados ao estado do Rio de Janeiro, onde as novas peças foram confeccionadas. “A Prefeitura deu uma resposta imediata ao transtorno, enviando rapidamente os equipamentos para uma empresa especializada em recuperação de motores. No local, as peças danificadas foram confeccionadas e já retornaram para instalações e testes”, informou o Muller.

Segundo Muller, o motor retornou à capital baiana na última segunda-feira (13), iniciando de imediato a montagem do equipamento, já totalmente recuperado. “Por medida de segurança estão sendo realizados alguns ajustes necessários nos freios e cabos, para assim reativá-los”, assegurou o superintendente, que mandou fazer uma revisão completa no Plano Inclinado Gonçalves enquanto o problema no motor era resolvido.