Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Às vésperas das eleições, candidatos debatem na TV Bahia

Educação, transporte, apoio ao usuário de drogas foram alguns dos temas debatidos

Redação iBahia • 30/09/2016 às 8:06 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os candidatos à prefeitura de Salvador participaram nesta quinta-feira (29) do debate organizado pela TV Bahia. Mediado pelo jornalista Alexandre Garcia, o debate contou com os candidatos ACM Neto (DEM), Alice Portugal (PCdoB), Cláudio Silva (PP) e Pastor Sargento Isidório (PDT).

				
					Às vésperas das eleições, candidatos debatem na TV Bahia
No primeiro e terceiro blocos, candidatos puderam trocar perguntas de temas sorteados. No segundo e quarto, os temas eram livres. A ordem de quem perguntaria foi definida anteriormente em sorteio. "Dobradinhas" se repetiram no debate - entre Pastor Sargento Isidório e Alice e entre Cláudio Silva e ACM Neto.

				
					Às vésperas das eleições, candidatos debatem na TV Bahia
ACM Neto e Claudio Silva abriram o debate falando de Educação "Há deficit de creche em Salvador. Cerca de 100 mil crianças precisam ter a creche. Temos projeto chamado Mais Creches. Através de creches comunitárias e do aproveitamento de espaços comunitários, vamos aumentar esse atendimento", prometeu Silva. ACM Neto afirmou que o número de vagas em creches foram dobrados em 4 anos, passando de 20 mil para 40 mil. "Todas crianças de 0 a 5 estudarão em tempo integral nas creches e pré-escolas da prefeitura. A mãe vai deixar no início da dia, a criança vai ter cinco refeições, a mãe só precisa pegar no fim do dia", prometeu o candidato, caso seja reeleito. Claudio Silva afirmou que projetos bons serão mantidos, mas que vai trabalhar para melhorar salário de professores.
Falando de meio ambiente, Alice Portugal criticou pedágios na cidade e o novo plano diretor aprovado. "A atual gestão insiste em fazer 18 postos de pedágio. Vamos imprimir esse ritmo para facilitar a mobilidade urbana. O PDDU aprovado extermina 5 hectares de áreas de proteção ambiental. Edifica prédios que prejudicarão o sombreamento nas praias".

				
					Às vésperas das eleições, candidatos debatem na TV Bahia
Foto: Evandro Veiga/Correio
Claudio Silva afirmou que projetos de infraestrutura são necessários para desafogar o trânsito. Eu tenho certeza que no esforço de análise do impacto ambiental, observando critérios importantes, é possível implementar esses projetos", disse Claudio, em sua réplica. Alice afirmou que Salvador não pode ser "apenas para automóveis". "É preciso que tenhamos coragem de fazer uma Salvador mais rápida. Temos sétimo trânsito mais engarrafado do mundo. E temos uma indústria de multas em Salvador. Todo cidadão tem medo de ser multado pelas pegadinhas da Transalvador".

				
					Às vésperas das eleições, candidatos debatem na TV Bahia
Em seguida, Alice quis saber as propostas de Isidório em relação à Cultura para a capital baiana. O candidato começou a citar a Bíblia, mas foi interrompido pelo apresentador, por descumprir regra combinada. Na réplica, Alice falou da importância de expandir os eventos culturais. "Eventos pagos com dinheiro público não devem ser apenas o veio cultural (...) Queremos pontos de cultura, projeto de Gil, de Juca Ferreira, valorizar a capoeira, o samba de roda.. A cultura gera empregos, garante absorção da mão de obra", afirmou.
Transporte público
Isidório questionou Neto sobre o ar condicionado nos ônibus. O candidato citou algumas iniciativas da sua gestão. "Adversários tentaram reescrever a história de Salvador nos últimos 4 anos. Tentaram passar uma borracha de como estava Salvador em 2012, inclusive no transporte público. Tivemos renovação da frota, domingo é meia, bilhete único, reforma na Lapa, aplicativo que é um sucesso, o Cittamobi". "Salvador é uma cidade travada", disse Isidório em sua réplica. "Além da indústria de multa implantando dentro de Salvador. O povo de Salvador, os pais de família que estão sendo perseguidos e oprimidos, cobram necessidade de pelo menos anistiar esses que estão tendo que vender os veículos porque não podem pagar as multas", acusou. Neto negou que exista uma indústria da multa em Salvador. "Não é verdade que existe indústria, existe fiscalização, que tem que acontecer. O maior benefício é preservar vidas. Houve redução de quase 30% no número de vítimas, exatamente por conta da fiscalização e dos limites de velocidade", disse.
Falando de saúde, Neto afirmou que reconhece que este é o principal problema da cidade, mas ressaltou que houve muito avanço desde 2012. "Aumentamos a aplicação de recursos na saúde. Era pouco mais de 15%, hoje são quase 20%. O orçamento desse ano é R$ 500 milhões maior que 2012 na Saúde. Construímos 8 UPAs, temos 9 funcionando. Construímos quarto multicentros. Salvador era última colocada nas capitais de atenção básica. Hoje, quase metade da população já é assistida". Depois, citou ainda a construção do primeiro hospital municipal de Salvador. Para Cláudio, é preciso de um atendimento mais personalizado. "Vamos construir a UPA da criança, para não ser traumatizada com o que acontece no atendimento de emergência em Salvador. Vamos construir a clínica do idoso (...) Vamos implantar o Socorro da Saúde, para desafogar os postos, porque as filas massacram o soteropolitano".
Alice Portugal, em seguida, questionou Isidório sobre os custos da obra de requalificação do Rio Vermelho. "Eu garantiria recuperar nosso lindo Rio Vermelho, mas garantiria mais creches (...) Na minha prefeitura, vai ter médicos no posto. Não vou privilegiar obras de maquiagem", garantiu a candidata do PCdoB. No assunto turismo, Alice também falou do desemprego. "Em Salvador, pouco se fez pelo turismo. Os grandes eventos para mesma panelinha é que funcionam. Precisamos estimular a economia criativa". Isidório afirmou que o turismo é importante, mas que Salvador deve ser pensada para a população. Temos o Carnaval, como uma das festas maiores do planeta. Atrai o turista de fora. E temos outros eventos, religiosos, mas Salvador fica o tempo todo, como há 14 anos, a gente via que tanto Salvador era preparado só para os turistas que vêm de fora. Pode perceber que onde tem turista, tem polícia".
Isidório afirmou que em sua gestão todos convênios seriam feitos com presença de Ministério Público, Polícia Federal e acompanhamento da imprensa. Alice afirmou que vai combater a corrupção. "Desafio qualquer mancha na minha vida política. Na prefeitura vou combater corrupção sem ver a quem. Vamos garantir maior transparência. Controladoria Geral da União coloca Salvador como 8ª maior capital em transparência no Brasil".
Claudio Silva questionou ACM Neto sobre o BRT. "Não seria o caso, já que existe metrô da Lapa ao Iguatemi, ao invés do BRT, fazer viadutos para desafogar a cidade?", quis saber. "Acho BRT essencial. Inclusive assinamos recentemente contrato de financiamento, da ordem de R$ 480 milhões para primeira etapa do BRT. Foi uma obra muito prometida pelo PT, mas não foram capazes de tirar do papel. Vamos licitar esse ano, e ela vai ter integração plena com metrô", garantiu.
Apoio ao usuário de drogas
O Pastor Sargento Isidório quis saber qual a política de Neto para auxiliar o dependente de drogas. "Hoje temos 16 CAPS. Ampliamos nossa rede. Além disso, temos 3 consultórios de rua. Prefeitura não fica lá parada, vai buscar o dependente onde ele está. Temos três ambulatórios e um pronto socorro psiquiátrico. Estamos muito preocupados com essa questão e vamos continuar ampliando a assistência para dar vida digna a essas pessoas", afirmou o candidato à reeleição.
Isidório falou de sua experiência à frente de uma fundação que auxilia dependentes químicos e falou dos seus planos. "Nosso programa contempla secretaria para prevenção e tratamento do dependente químico. Salvador todo sabe que nosso trabalho é difícil", afirmou.
Nas considerações finais, os candidatos agradeceram o apoio recebido na eleição e pediram voto para eleição, no domingo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador