Salvador

Atividades esportivas em clubes estão permitidas a partir da segunda (31)

Anúncio foi feito em coletiva do prefeito ACM Neto, neste sábado (29)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (29), em coletiva virtual, o início parcial da fase três da retomada das atividades em Salvador, liberando a reabertura dos clubes sociais para práticas esportivas na segunda (31). Parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, centros de eventos e de convenções, previstos também para reabrirem nesta fase, continuam fechados enquanto o município e o governo do Estado avaliam com cautela a evolução da pandemia na capital. 

O chefe do Executivo municipal informou ainda que secretarias e órgãos públicos municipais voltarão a funcionar com regras para preservar a vida tanto de servidores quanto da população em geral. Aquelas repartições que fazem atendimento ao público, a exemplo das Prefeituras-Bairro e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), irão reabrir no próximo dia 8, após adequações para cumprimento dos protocolos exigidos.

 

Outra novidade anunciada hoje pelo prefeito é a ampliação da capacidade máxima de pessoas em templos religiosos, que saltou de 20% para 30% (ou 50 pessoas, o que for maior). "Estamos tendo todo cuidado para que essa retomada aconteça de forma segura. Por isso, inclusive, que a fase três está sendo liberada em partes, porque as comissões técnicas da Prefeitura e do governo do Estado precisam acompanhar com cuidado o impacto nos números da pandemia. Vale lembrar que os protocolos precisam ser seguidos, por vamos continuar fiscalizando de forma dura", ressaltou ACM Neto.  

Atividades esportivas
Os clubes sociais poderão reabrir apenas para as práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exijam contato físico, a exemplo de artes marciais e danças. O funcionamento será de segunda a sexta, das 6h às 18h, e sábado e domingo, das 6h às 14h. As aulas coletivas precisam ter o limite de dez alunos e garantir o distanciamento social.

 

A capacidade máxima simultânea de ocupação dos clubes será de 300 frequentadores ou uma pessoa a cada nove metros quadrados de área, o que for menor. As aulas terão duração máxima de 50 minutos. O uso da piscina só será permitido para a prática de atividades físicas. Além disso, o protocolo geral, que vale para todas as atividades liberadas, precisa ser seguido, ou seja, o uso de máscara é obrigatório, bem como a higienização e limpeza de ambientes e superfícies.