Salvador

Ativismo negro e feminista: Angela Davis participa de Conferência na Ufba nesta terça

Evento acontece às 18h no salão nobre da universidade com transmissão simultânea no IFBA e no Instituto de Saúde Coletiva

Redação Correio 24h

A filosofa e ativista norte-americana Angela Davis participa nesta terça-feira (25) em Salvador da Conferência “Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo”,  a partir das 18h no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. O evento também será exibido simultaneamente em telões instalados na quadra e no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) além do auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC). 

Foto: Divulgação

Referência mundial no enfrentamento antirracista e do pensamento crítico feminista na atualidade, Angela Davis está na Bahia desde o fim de semana passado, a convite do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e do Coletivo Angela Davis da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Odara – Instituto da Mulher Negra. Ao longo da semana, entre 17 e 21 de julho, ela deu um curso fechado no campus de Cachoeira da UFRB, abordando o feminismo negro nas Américas descolonizadas.

A filósofa é ativista política desde os anos 1970, quando dirigiu o grupo radical Panteras Negras (Black Panther Party). Comunista assumida, Davis ganhou mais notoriedade por ser personagem de um dos mais polêmicos julgamentos criminais da história da América, o que terminou por lhe valer, em 1979, o Prêmio Lênin da Paz.