Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Avenida Suburbana ganhará ciclovia em toda sua extensão

No Dia Mundial sem Carro, Fábio Mota falou sobre os avanços na mobilidade e o projeto de aumento das ciclovias

• 22/09/2015 às 9:01 • Atualizada em 01/09/2022 às 8:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Bahia Prime Apesar de muitos reclamarem dos engarrafamentos e também da grande quantidade de veículos nas ruas de Salvador, pouca gente "abre mão" dos automotores na capital baiana, tendo como principal justificativa, a falta de mobilidade da cidade. Neste dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial sem Carro, o Bahia Prime traz uma entrevista com o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, para abordar a questão.
Avenida Suburbana terá ciclovia central para facilitar trânsito. Foto: Reprodução / Bahia Prime
Entre as alternativas para melhorar o trânsito na cidade, está a implantação de ciclovias em diversos pontos da capital baiana. "Sabemos que uso da ciclovia é uma questão de cultura, onde o baiano está despertando agora para isso, é tudo muito novo ainda para os soteropolitanos". Mesmo tratando como novidades para os soteropolitanos, Mota garante que aceitação tem sido positiva e anuncia a implantação de ciclovias em uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Suburbana. "A aceitação das ciclovias é muito boa e já temos mais de 100 km em toda cidade, tendo um cronograma para chegar a 250 mil até o final da gestão. Faremos uma ciclovia central em toda Avenida Suburbana", revelou. Outro desafio, visto pelo secretário como um dos maiores, é a quantidade de ônibus que circulam nas vias da cidade. "Nós temos 2.700 ônibus na cidade de Salvador, mais 300 ônibus do transporte complementar, então 3 mil ônibus na cidade, enquanto os dados mostram que o que fazemos hoje com 3 mil ônibus, poderíamos fazer muito bem com 1.500 ônibus se a população também aderisse a essa questão de otimizar seu tempo em relação ao transporte", idealizou. De acordo com o titular da Mobilidade soteropolitana, o objetivo da secretaria é reduzir a quantidade de coletivos rodando nas ruas. "Nós sabemos que das 600 linhas, 223 transportam 80% da população de Salvador. Então, não faz sentido permanecer com as 600, isso impacta na mobilidade da cidade. Nós precisamos que a população venha aderir o bilhete único", disse ao se referir a um dos projetos implantados voltado para melhorar a mobilidade de Salvador.
Com bilhete único, população pode pegar dois ônibus dentro de um intervalo de duas horas. Foto: Divulgação
"Lançamos um programa para o transporte público que é o bilhete único, dentro desse programa, qualquer pessoa em Salvador com um smartcard pode pegar dois ônibus dentro de duas horas e só paga uma tarifa. A ideia disso é diminuir a quantidade carros e de ônibus na cidade", explicou. Segundo Mota, apenas 11% da população de Salvador pega dois ônibus em duas horas pagando uma só tarifa. Para Mota, o Dia Mundial sem Carro serve como um aviso para os soteropolitanos da necessidade de repensar formas de se locomover na cidade. "O Dia Mundial sem Carro é um alerta para toda população da cidade. Salvador é uma cidade que tem uma geografia complicada, com altos, baixos e ladeiras, geograficamente é muito complicada. Temos 3 milhões de pessoas condensadas, praticamente dentro de uma pirâmide, com ruas estreitas, temos um problema da densidade populacional. É a cidade do Brasil com a maior densidade populacional e isso tudo impacta na questão da mobilidade da cidade. Então, acho que o dia mundial sem carro, é um espaço para reflexão e nós vamos sair com essa reflexão".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador