Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Bompreço vai recorrer de indenização por dano moral

Uma funcionária alegou que era obrigada a abrir a bolsa e as sacolas para serem revistadas

Redação iBahia • 06/12/2017 às 17:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Supermercado Bompreço informou que vai recorrer da decisão de indenizar uma funcionária em R$ 10 mil por dano moral. A medida foi informada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), nesta terça-feira (5). Em nota, a empresa disse também que os procedimentos adotados em suas unidades ocorrem em total respeito aos empregados e à legislação vigente.

A trabalhadora entrou na justiça contra o supermercado alegando que era obrigada a abrir a bolsa e as sacolas para serem revistadas, todos os dias, pelos seguranças da empresa. Depois de ter o primeiro pedido de indenização negado, a funcionária recorreu e conseguiu provar os constrangimentos. Ela trabalhava em uma das lojas de Salvador, mas não teve o nome divulgado.

Em nota, o relator, desembargador Jeferson Muricy, afirmou que as empresas não têm o direito de revistar os pertences pessoais dos empregados. “Nenhum tipo de revista encontra amparo no ordenamento jurídico brasileiro, nem mesmo nas bolsas ou pertences pessoais do empregado, pois todo e qualquer procedimento de tal natureza viola a intimidade e a privacidade do obreiro”, afirmou.

O magistrado disse também que o empregador possui o direito de preservar seu patrimônio mas “deve fazê-lo por meios que não exponham o empregado a situações humilhantes, como, por exemplo, mediante a utilização lícita de câmeras de segurança”.

A empresa foi condenada também a pagar as horas extras e intervalo da funcionária, e R$ 5 por cada dia em que ela trabalhou em horário extraordinário - como direito de lanche.

A defesa da trabalhadora afirmou que a revista era desnecessária porque a empresa controlava toda a movimentação no interior da loja através de câmeras de segurança. A funcionária também pediu o pagamento de multas e de honorários advocatícios, mas esses pontos não foram concedidos pelos desembargadores.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador