Salvador

Brotas e Cosme de Farias terão restrições de comércio; medidas na Pituba estão suspensas

Novas medidas nos dois bairros começam nesta sexta-feira (22)

Redação iBahia
- Atualizada em

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta quarta-feira (20), mais dois bairros que terão medidas de restrições para o combate ao novo coronavírus. Brotas e Cosme de Farias, a partir desta sexta-feira (22), terão restrições no comércio, na prestação de serviços e na atividades de ambulantes. A medida irá valer, inicialmente, por sete dias.

O comércio formal e informal deve permanecer fechado, com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.

A Prefeitura vai realizar, nesses bairros com medidas regionalizadas, testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti e o projeto Cras Itinerante.

De acordo com dados apresentados pela prefeitura, Brotas tem 75 casos confirmados e Cosme de Farias, 35. "São dois bairros interligados e a taxa de transmissão continua alta. Somente no mês de maio tivemos quase 60 casos nos dois locais", explicou o gestor municipal.

Pituba

Na mesma transmissão, ACM Neto anunciou também a suspensão das medidas restritivas na Pituba. A partir de agora, os estabelecimentos e ambulantes podem voltar a funcionar, mas para reabrir precisarão respeitar todos os protocolos de proteção. 

"A Pituba é o bairro de Salvador que, no total de casos, apresenta o maior número de casos, desde o mês março. No entanto, as medidas de restrição nos ajudaram a diminuir o número de casos no bairro. Hoje a Pituba não está entre os bairros que apresentam um número grande de novos casos. [...] A nossa expectativa é que nas próximas duas semanas os números do bairro continuem sendo positivo", disse.

A suspensão também inclui a orla do bairro, que havia sido fechada pela prefeitura. 

Segundo a prefeitura, foram aplicados 480 testes rápidos aplicados no bairro da Pituba até o dia 19. Foram testados positivos 45 pessoas.