Salvador

Campanha de vacinação contra o sarampo inicia nova fase nesta segunda (18)

No entanto, grupos fora do público-alvo da fase atual ainda podem tomar dose da vacina

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai iniciar uma nova etapa nesta segunda-feira (18). O objetivo é atender jovens de 20 a 29 anos não vacinados ou que estão com esquema vacinal incompleto da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola).

Foto: Jefferson Peixoto/Secom
A ideia para ampliar o acesso ao público, será um "dia D" de estratégia no próximo dia 30, onde serão instalados pontos para vacinação em locais com grande circulação de pessoas, além de postos de saúde.

A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, destacou a importância dessa etapa da campanha por se tratar de uma idade com alta incidência da doença. “Atualmente, os adultos de 20 até 29 anos devem ter registrado duas doses da vacina contra o sarampo, após alteração feita pelo Ministério da Saúde em 2017 no calendário básico de vacinação. Como trata-se de uma mudança recente, muitas pessoas desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Com a campanha, queremos atualizar a caderneta dessas pessoas e garantir que as mesmas estejam protegidas”.



Doiane ainda ressaltou que a campanha segue aberta para outros grupos, de seis meses a 49 anos. “Estamos com praticamente 91% das crianças da capital vacinada, um percentual muito próximo da meta [95%] e é importante que pais e responsáveis conduzam os pequenos aos postos para a administração da dose. Lembrando, que no período da intensificação das pessoas de 20 a 29 anos, permaneceremos vacinando os demais indivíduos que porventura estiverem com o esquema vacinal incompleto”, finalizou.