Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Carnaval: como agir em caso de importunação sexual

Lei 13.718/18 define pena de até 5 anos para assédio, beijos à força e “mão boba”

Redação iBahia • 17/02/2020 às 15:55 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cansada de situações desconfortáveis de assédio em festas, principalmente no Carnaval? Saiba que importunação sexual é crime, de acordo com a Lei 13.718/18, com pena de até cinco anos de prisão para práticas libidinosas (devassas), a exemplo de assédios, apalpadas, beijos à força, toques ou masturbação sem consentimento do/a parceiro/a.

“A ‘mão boba’ em corpo alheio, beijo forçado, masturbação, abordagem e abraços forçados e o toque nas partes íntimas ou coxas de alguém sem consentimento são práticas enquadradas como crimes sexuais, segundo a Lei 13.718/18. Para esses casos, é necessário registrar a ocorrência do crime à Autoridade Policial, ou seja, qualquer Delegacia Territorial mais próxima do acontecimento”, explicou a advogada criminalista Rebeca Matos.

Foto: reprodução / @naoenao_/Instagram

Com o começo oficial na quinta-feira (20) do carnaval de Salvador 2020, Rebeca atenta para ações educativas das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) em Brotas e Periperi, conscientizando o público sobre práticas de importunação sexual ainda no período pré-carnaval.

“A campanha ‘Eu respeito o seu não’, criada por unidades especializadas, aposta na reeducação dos foliões, tendo como objetivo estimular denúncias por parte das mulheres que sofrerem assédio durante os festejos e conscientizar os homens a respeito de práticas que se configuram como crime sexual”, aponta a advogada.

Para Rebeca, essas iniciativas ajudam a reduzir o número de importunações e acabar com a cultura de impunidade para práticas machistas. Apesar dos avanços sociais lentos, embora progressivos da Lei, pelo menos seis presos foram detidos nos dias de festa na capital baiana em 2019, cinco no Circuito Dodô (Barra-Ondina) e um no Circuito Osmar (Campo Grande), de acordo com levantamento da Polícia Civil do Estado da Bahia.

Leia mais:



“Há uma construção social que leva os homens a se sentirem autorizados a violar o corpo das mulheres e isso precisa ser reavaliado. A Lei 13.718/18 caracteriza um avanço em um Direito Penal machista e que, em nome da ausência de proporcionalidade, implica impunidade. A cultura do estupro merece freios estatais sempre. Deve-se evitar, todavia, que em nome do bem se promova mais violência, especialmente contra as vítimas”, afirma Rebeca, que em seguida complementa, “Não é não e, depois do não, tudo é importunação”, concluiu.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador