Salvador

Chuva causa transtornos em Salvador e continua neste domingo (24)

Apesar do grande volume de chuvas na capital baiana, não há registros de desabamentos e desmoronamentos

Redação Correio 24h

A previsão de tempo chuvoso durante toda a semana em Salvador foi confirmada. Desde a noite de sexta-feira, são registradas chuvas fortes na cidade. De acordo com o Climatempo, neste sábado, muitas áreas de instabilidade associadas ao Vórtices Coclônicos de Alto Nível (VCAN) favorecem o crescimento de nuvens carregadas na cidade e também no litoral sul da Bahia, Ilhéus e nas faixa litorânea que vai de Aracaju a Recife. Nestas áreas, o tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia. 

Foto: Reprodução

O prefeito ACM Neto que entregaria a geomanta instalada na Rua São Paulo, em Cajazeiras IV, cancelou o compromisso por causa da chuva forte que atingiu Salvador no final da manhã deste sábado. A técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em 88 encostas da cidade.

Apesar do grande volume de chuvas na capital baiana, não há registros de desabamentos e desmoronamentos. Algumas regiões estão sem energia elétrica. De acordo com a Coelba, isso acontece no bairro da Vitória, onde houve um desarme no alimentador da rede elétrica possivelmente por conta da queda de um galho de árvore sob a fiação elétrica, e na Cardeal da Silva. Os dois casos foram registrados por volta das 11h.

De acordo com a Transalvador, há retenções no trânsito da Avenida ACM, sentido centro, por conta de um alagamento na altura do Hospital Aliança. A situação é mais delicada na rua Cônego Pereira, no Dois Leões, próximo à antiga Rodoviária. O Rio das Tripas que corta a rua transbordou  e acabou alagando a pista, oficinas e outros estabelecimentos comerciais da área. Ainda há registros de alagamentos no Largo da Calçada, na Av. San Martin (em frente ao Atacado dos Pisos) e na Avenida ACM, próximo à subida do viaduto Raul Seixas.

Segundo o Climatempo, no domingo, a previsão segue sendo de chuva.