Salvador

Cinco mil árvores serão podadas em Salvador até o Carnaval

A ação tem por objetivo evitar acidentes e facilitar o deslocamento dos trios no Carnaval nos principais acessos à festa

Redação Correio 24h
A prefeitura de Salvador anunciou que irá podar até o Carnaval cinco mil árvores da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), a medida tem por objetivo evitar acidentes e facilitar o deslocamento dos trios no Carnaval nos principais acessos à festa.
Nesta quinta-feira (19), foram realizadas ações na Carlos Gomes, na Avenida centenário e Barra. Os bairros de Pernambués, Santa Mônica, Pau da Lima, Pirajá, Pituba, Stella Mares e Alto do Coqueirinho também serão contemplados.
"Trata-se de uma política de ação preventiva para o Carnaval, dando segurança nos corredores de tráfego dos circuitos e vias de acesso. Isso é feito sempre acompanhando o estado fitossanitário do vegetal", afirmou o secretário Marcílio Bastos.
Serviço
Para realização de uma poda em área pública, a vistoria de inspeção pode ser solicitada por qualquer cidadão através do 156 (Salvador Atende) ou pelo site Fala Salvador. O serviço é feito quando há necessidade de adequação do vegetal ao espaço urbano; eliminar riscos com quedas de galhos; melhoraria do paisagismo urbano; evitar contato com imóveis “fachadas”; evitar contato com rede elétrica; e melhoria da Iluminação pública (segurança).

Balanço
Entre 2013 e 2016, foram podadas 126.637 árvores em Salvador, também sendo executadas ações de poda de grama em áreas tratadas, como praças e outros espaços públicos, numa área superior aos 3.800m². Foram necessárias algumas erradicações neste período, ocorridas principalmente em encostas e outras áreas de risco para a população, totalizando 2.669 vegetais. Em contrapartida, foram plantadas pela Seman e pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis) mais de 50 mil árvores nos últimos quatro anos.