Salvador

Clínica oferece atendimento de saúde gratuito na próxima segunda (23)

Ação é em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Estresse

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Clínica Viterbo vai promover atendimento gratuito na próxima segunda-feira (23). A ação, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Estresse, irá promover atividades como massoterapia, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos, além de esclarecer dúvidas sobre métodos que podem ser adotados para evitar o acúmulo de estresse no dia a dia.

 Os atendimentos serão realizados em locais próximos às Clínicas Viterbo, conforme segue: Comércio (em frente ao Ed. Nelson de Farias), das 6h30 às 9h; Boulevard Side (lobby do prédio), das 8h às 16h; Itaigara (auditório do Ed. Empresarial Torre do Parque), das 12h às 17h e Hangar (praça de alimentação do complexo), das 11h às 14h.

Foto: divulgação
Estresse e os impactos no indivíduo

 O médico Walter Viterbo, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura - Seção Bahia, garantiu que é possível diminuir o estresse buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“Tentar dormir mais cedo para aumentar a qualidade e quantidade do sono e acordar mais descansado permite aumentar o pavio, ou seja, não reagir aos problemas do trânsito, da falta de educação e outros fatores que nos convidam o tempo todo ao atrito”.

A palavra "estresse" tem origem na palavra inglesa "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". É uma reação do organismo a componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

Para o especialista, o fator “estresse” pode ser dividido entre bom, cientificamente chamado de eustresse, e mau conhecido como distresse. O estresse pode ser bom quando ele é impulsionador.

O grande problema do eustresse é quando ele se torna constante. O corpo não aguenta viver tanto tempo com a adrenalina em alta, então aparecem os sintomas que caracterizam o indivíduo estressado: fala rápida, geralmente alta e a paciência é curta ou nenhuma.



Serviço
Ação social do Dia Mundial de Combate ao Estresse
Dia:
23 de setembro (segunda-feira)
Locais e horários:
Comércio (em frente ao Ed. Nelson de Farias), das 6h30 às 9h; Boulevard Side (lobby do prédio), das 8h às 16h; Itaigara (auditório do Ed. Empresarial Torre do Parque), das 12h às 17h e Hangar (praça de alimentação do complexo), das 11h às 14h.
Mais informações: (71) 3016-3015 (opção 6)