Salvador

Clínica veterinária de instituição de ensino promove semana de cuidados a pets idosos

Iniciativa busca evitar problemas relacionados a período de senilidade dos animais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os animais idosos também podem ser alegres e ativos se estiverem com a saúde em dia. Assim como os humanos, a saúde dos pets precisa de atenção com o passar dos anos.

Com o objetivo de alertar sobre esses cuidados e promover uma vida mais saudável, a Clínica Veterinária da UNIFACS irá promover um semana de cuidados a pets idosos, que acontece entre os os dias 25 e 29 de janeiro. Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h, com marcação pelo WhatsApp através do número 3203-2649. As vagas são limitadas a 20 atendimentos por dia, durante os quais serão oferecidas triagens e orientações aos tutores.  

A iniciativa busca evitar problemas relacionados ao período de senilidade dos animais, momento em que os órgãos e sistemas já não possuem mais o mesmo desempenho. Doenças cardíacas, renais e hepáticas são mais comuns nos bichinhos. Além disso, doenças articulares, diabetes e distúrbios cognitivos também são comuns nessa fase de vida. A senilidade dos pets depende do porte do animal: para cães e gatos de pequeno porte é a partir dos 7 anos; já os cães de grande porte são considerados idosos a partir de 5-6 anos.   

“Para saber se o animal apresenta algum problema, é preciso observar alterações nas atividades como forma de andar, período de sono, apetite, quantidade de ingestão de água, quantidade de vezes que faz xixi, aumento ou perda de peso”, explica a coordenadora da clínica, professora Simone Freitas.