Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Colégio Estadual recebe o nome em homenagem à ialorixá Mãe Stella

A influente líder religiosa faleceu em dezembro do ano passado, aos 93 anos, deixando um importante legado religioso, cultural e social

Redação iBahia • 20/11/2019 às 11:41 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial, a portaria nº 862/2019, que altera o nome do Colégio Polivalente do Cabula, situado no bairro do Cabula, para Colégio Estadual Mãe Stella.

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A iniciativa é resultado de uma solicitação da comunidade escolar, que desejava homenagear Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores ialorixás do país, autora de nove livros publicados e membro da Academia de Letras da Bahia. A influente líder religiosa faleceu em dezembro do ano passado, aos 93 anos, deixando um importante legado religioso, cultural e social.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a mudança do nome da unidade escolar da rede estadual. “A Secretaria acolhe uma solicitação da comunidade escolar, que desejou homenagear uma baiana, escritora da Academia de Letras da Bahia, uma pessoa estratégica na luta racial. Parabéns à comunidade escolar pela luta, pela resistência. Temos consciência de que a educação tem um papel importante na luta pela igualdade racial”.

O sobrinho de Mãe Stella, Adriano Azevedo, falou que a família recebe o ato como uma grande homenagem à ialorixá. “Hoje, 20 de novembro, receber esta notícia enche o meu coração de felicidade e orgulho, até mesmo pelo fato de ser o primeiro sobrinho dela e, também, ter sido seus braços direito e esquerdo no que diz respeito à liturgia de Xangô. O reconhecimento e a propagação do legado da minha tia Stella mostram para a sociedade o quão a cor da pele não influencia nos bens feitos. Infelizmente, ainda sofremos represálias pelo simples fato de sermos negros e nossa Mãe Stella pregou, durante toda a sua existência, a tolerância, o respeito e o amor ao próximo. Salve Mãe Stella de Oxossi. Okê! Kabiêsi!”, destacou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador