Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Comércio recebe palco principal do Festival da Primavera

Destaques deste ano estão por conta dos dois espaços para shows no Comércio – um localizado na Praça da Inglaterra e outro na Avenida da França: o Porto Salvador Eventos

Redação iBahia • 09/09/2019 às 15:28 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O bairro do Comércio, no Centro Histórico de Salvador, foi escolhido para receber o palco principal do Festival da Primeira entre os dias 14 e 29 de setembro. Os detalhes do evento foram divulgados nesta segunda-feira (9) pelo prefeito ACM Neto.

"Pela primeira vez, o Festival da Primavera terá como palco principal o Centro Histórico, em especial o bairro do Comércio, dentro dessa estratégia que estamos lançando hoje aqui, chamada de #vemprocentro, que visa dar vida a essa parte da cidade também nos finais de semana, com uma intensa programação cultural, de esporte e lazer. As pessoas vão poder desfrutar de um Comércio com mais cores, mais vida, com novos equipamentos e serviços", disse o prefeito durante a coletiva.

Porto Salvador receberá shows durante o festival / Foto: Divulgação

Os destaques deste ano estão por conta dos dois espaços para shows no Comércio – um localizado na Praça da Inglaterra e outro na Avenida da França: o Porto Salvador Eventos.

Entre os nomes que estarão nos palcos do Comércio estão Baco Exu do Blues, Diamba, Orquestra Rumpilezz, Orquestra Popular da Bahia (OPB) em show especial “Beatlles”, show infantil com Lore Improta e Danniel Vieira. O Comércio ainda recebe ações de lazer e entretenimento para crianças e adultos, concentrados também na Praça da Inglaterra e na Avenida da França.

Shows

Os shows do Festival da Primavera começam no dia 15 de setembro, durante a Maratona Salvador. Por volta das 11h, o projeto FitDance faz apresentações em palco montado no Farol da Barra, animando o público presente. Além dos dançarinos, a banda Jammil se apresenta no local às 12h30. Ao longo do percurso da Maratona, que vai da Barra até Itapuã, mais três apresentações vão aquecer os atletas e o público que for conferir a competição: a dupla Juan e Ravena, o projeto Malezinho e Fred Menendez.

No Comércio, os shows começam dia 21 (sábado), na Praça da Inglaterra. Se apresentam no local a Mostra Casulo de Artes Inclusivas, às 15h.O casulo tem o objetivo de fomentar as artes concebidas, produzidas e desenvolvidas por artistas com deficiência e já se consagrou como um marco no cenário artístico.

Logo após a apresentação, o projeto idealizado pelo músico Luciano Calazans, “Tribass”, toca no local a partir das 16h. O Tribass é a realização de um encontro de três baixistas expoentes da música popular brasileira, cada um em seu estilo e peculiaridade. Além do Luciano Calazans, o projeto conta com os talentosos Alexandre Vieira e Gigi Cerqueira.

Às 17h, o público confere outro projeto especial o “Serafim e o Nordeste Experimental”. O projeto se fundamenta em uma pesquisa rítmica das células da música portuguesa e afro-nordestina, mescladas ao rock e pop universal. Por volta das 19h, a Orquestra Popular Brasileira (OPB) faz show especial para o Festival da Primavera, o “The Beatles”, com participações especiais dos cantores Tuca Fernandes, Alex Góes e Serginho (Adão Negro). Quem encerra as apresentações do dia 21 é o reggae da banda Diamba.

Já no dia 22 (domingo), o convite é especial para a garotada. Os shows neste dia acontecem no Porto Salvador Eventos, na Avenida da França. Quem começa a tocar é a Lore, com o “Show da Lore”, às 16h. Lodo em seguida, o grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz se apresenta com o show “Baile Rumpilezz Black”. Às 20h30, um dos nomes mais importantes do hip-hop nacional, o Baco Exu do Blues, faz um dos shows mais esperados. Baco levará ao festival o show do disco "Bluesman", o segundo da carreira do músico, que foi avaliado pela revista Rolling Stone como "o melhor" de 2018.

Os shows no Comércio não param por aí. No dia 28, no Porto Salvador Eventos (Avenida da França), tocam o Forró do Tico, às 19h, e o Danniel Vieira, às 20h20. E no último dia de shows no bairro, em 29 de setembro, as apresentações acontecem na Praça da Inglaterra. Tocam no espaço o Restgate Blues, às 17h, Zuhri às 18h30 e por fim a banda Skanibais, às 20h.

No Rio Vermelho, os shows acontecem dia 28. A Orquestra Afrosinfônica apresenta o show “Vozes Negras”, a partir das 18h30. No palco instalado no Largo da Mariquita toca também a Larissa Luz, com o show “Trovão”, e, por último, Adão Negro com o lançamento no novo CD da banda, por volta das 21h.

No último dia de Festival da Primavera, mais uma grande apresentação musical acontece no Dique do Tororó: a tradicional “Volta ao Dique”, com o projeto Mudei de Nome. A bordo do trio pranchão, Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord, Jonga Cunha e Andrezão Simões prometem levar o clima do Carnaval ao público que acompanhar a festa.

Para começar as ações será montada uma Feira Criativa nos finais de semana de 21 e 22 e de 28 e 29 de setembro. A feira será montada na Praça da Inglaterra e receberá dezenas de stands gastronômicos, de cultura pop, artesanato, sustentabilidade e bem-estar. E para deixar o público visitante animado, o evento terá saraus, oficinas, jogos infantis, shows e muito mais. Um dos palcos do Festival da Primavera ficará localizado ao lado da feira.

Além desse espaço, os domingos 22 e 28 receberão ações na Avenida da França, que terá parte interditada para receber eventos de lazer. No dia 22, haverá no local um Encontro de Automodelismo. Das 10h às 15h, pessoas de todas as idades poderão fazer demonstrações de seus automodelos na pista permanente que será inaugurada na Avenida da França, para sediar outros eventos de automodelismo na região.

Na Avenida da França também serão realizadas apresentações e exibições de alguns modelos de kart. Ainda no local haverá uma super Exposição de Carros. Haverá, ainda, a Arrancada de Empurra, uma disputa em um espaço fechado onde uma mulher tem de estar ao volante e quatro homens empurrando o veículo com o motor desligado.

Também no dia 22 acontece, na Avenida da França, o Skates Festival, de 9h às 15h. Toda uma estrutura profissional será montada para receber os skatitas de toda a cidade. Haverá circuito com rampas e pistas para as manobras radicais do esporte. Quem estiver no local poderá acompanhar um campeonato, além de fazer aulas de Skate e treinar.

Nos dias 22 e 29, as famílias poderão também participar de Jogos de Salão ao ar livre. Das 9h às 15h haverá, na Avenida da França, jogos de dama, xadrez e futebol de botão. Nas mesmas datas (22 e 29), a criançada será convidada também pra participar do Circuito de Minibikes, das 9h às 16h. Por último, no dia 29, um cinema a céu aberto será montado também na Avenida da França, às 17h30.

Ainda no dia 22, uma ação de incentivo ao turismo vai acontecer também no Centro Histórico, o Turibike. O evento tem como principal objetivo promover o cicloturismo em nossa cidade e oferecer aos participantes pedal educativo na primeira capital do Brasil. Haverá saídas às 9h, 11h, 14h e 16h.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador