Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Confira a programação do Dois de Julho

Comemorando os 190 anos de Independência da Bahia, o evento começa a partir das 6h, com uma alvorada com queima de fogos

• 01/07/2013 às 13:31 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta terça-feira (2) é dia de comemorar os 190 de Independência da Bahia. A programação começa às 6h com uma alvorada com queima de fogos, no Largo da Lapinha, e se estende até 16h30, horário previsto para a chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande. Às 8h, tem início a organização do cortejo. Depois, as autoridades fazem o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em seguida, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e demais autoridades colocam flores do general Labatut, um dos heróis da Independência da Bahia. Após a execução do Hino ao 2 de Julho, o cortejo desfila pelas ruas do centro da cidade em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile. À tarde, enquanto o cortejo começa a se reorganizar para a segunda parte do desfile, o prefeito e outras autoridades acompanham, às 14h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio, o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo. Em seguida, participam da homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. Às 15h30, o cortejo sai novamente, agora em direção ao Campo Grande. No percurso, haverá uma saudação ao Caboclo e a Cabocla, em frente à Biblioteca Anísio Teixeira, na Ladeira de São Bento. No Campo Grande, haverá nova solenidade de hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Salvador e outras autoridades, ao som do Hino Nacional, executado pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Depois, serão colocadas flores no Monumento do 2 de Julho. As atividades serão finalizadas com execução do Hino ao 2 de Julho pelo banda Polícia Militar, acendimento da Pira do Simbólico, por um atleta e novamente será tocado o Hino Nacional. 02 de Julho - (terça-feira) Programação pela manhã
  • 06h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
  • 08h – Organização do Cortejo Cívico.
  • 09h – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut. Entrega dos Carros Emblemáticos – Discurso da Presidente do IGHBA, Profª. Consuelo Pondé de Sena. Recebimento dos Carros Emblemáticos – Discurso do prefeito ACM Neto. Execução do Hino ao 2 de Julho pela banda de Música da Marinha do Brasil.
  • 09:30h – Início do Cortejo Cívico Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade. Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição. Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja. Esperando o Caboclo. Apresentação de grupos de percussão, clarins, manifestação cultural - Casa 12, Largo do Pelourinho. Apresentação do IPACORAL, na sacada da Casa 10, Pelourinho.
  • 11:30h – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
Programação pela tarde:
  • 14h – Organização do Cortejo Cívico.
  • 15h – Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência.
  • 15:30h - Início do Cortejo Cívico.
  • 16:30h – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.
Obs.: No percurso haverá uma Saudação ao Caboclo e a Cabocla em frente a Biblioteca Anísio Teixeira – Ladeira de São Bento.
  • Solenidades previstas no Campo Grande:
Hasteamento das Bandeiras por Autoridades Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho, pelas Autoridades presentes. Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia Acendimento da Pira do Fogo Simbólico, por um atleta. Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador