Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Confira as ações do Outubro Rosa que acontecerão em Salvador

Estratégia vai disponibilizar exames para detecção do câncer do colo de útero e consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas

Redação iBahia • 02/10/2020 às 18:29 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Prefeitura de Salvador vai promover várias atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha de Outubro Rosa contará com palestras, debates e exames gratuitos para a população. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar o Dia D do Preventivo/Papanicolau exclusivamente por agendamento prévio nas unidades de saúde.
A estratégia vai disponibilizar exames para detecção do câncer do colo de útero e consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas, além de encaminhar mulheres para realização de mamografias. Serão desenvolvidas, ainda, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), dispensação de preservativos masculino, feminino e lubrificantes, além de atividades educativas sobre a temática, contemplando também a discussão acerca da saúde integral da mulher com orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Hospital Municipal – A partir da próxima segunda-feira (5), o Hospital Municipal de Salvador (HMS) vai oferecer para os Distritos Sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima 35 exames por dia de ultrassonografias, sendo 20 marcações de ultrassom de mamas e 15 marcações de ultrassom transvaginal. Os atendimentos acontecerão de segunda a sábado, no turno da manhã, e terças e quintas-feiras, no turno da tarde. A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +.
Outubro Delas – Promovido por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Outubro Delas teve início nesta sexta-feira (2), com um encontro voltado para as mulheres assistidas no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira.
Na ocasião, foram promovidas palestras sobre o tema realizadas por profissionais da área da saúde, debates e depoimentos, além de música ao vivo. A atividade também será realizada no local nos dias 19, 21 e 23 de outubro, às 9h, com o público do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecam).
No dia 30, às 14h, no Teatro Escola Jorge Amado, na Pituba, é a vez de uma ação de conscientização exclusivamente direcionada às mulheres surdas do Centro de Surdos da Bahia (Cesba). A iniciativa envolve palestras sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, debates e intervenções culturais com o Grupo Favela de Teatro.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador