Salvador

Confira programação da festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Festejos começam na sexta-feira (1º) a partir das 7h no bairro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

 Uma das festas populares mais tradicionais do calendário baiano é 2 de Fevereiro, Festa de Iemanjá. A prefeitura de Salvador divulgou a programação da celebração, que começa desde a sexta-feira (1º).

Sexta-feira (1º), 7h: a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes, ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana.

Sábado (2), 2h30: antes das homenagens à Iemanjá, devotos saúdam Oxum, orixá das águas doces, às 2h30, no Dique do Tororó

Sábado (2), 5h: alvorada de fogos de artifício marca a chegada do presente principal ao Rio Vermelho.Durante todo o dia, uma enorme fila se forma para a entrega dos presentes.

Sábado (2): durante à tarde bares e estabelecimentos situados no perímetro da festa promovem eventos e oferecem pratos diversos, principalmente a tradicional feijoada.

Sábado (2), 15h30: procissão para a entrega do presente no mar (que é mantido em segredo pela colônia de pescadores) e dos cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores 

Sábado (2),18h: encerramento da festa, mas a parte profana segue durante a noite, até as 22h. O dia ainda é marcado por diversas manifestações culturais, como rodas de capoeira, samba de roda e grupos de bairro.

Proibições – Das 20h de sexta (01) às 22h de sábado (02), 35 agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) atuarão na fiscalização do evento. De acordo com a prefeitura, durante a festa, não será permitido nenhum tipo de faixa, placa, banner ou balão alusivos a marcas ou a políticos, no trecho que vai do Largo da Mariquita à praia da Paciência. Só são permitidas manifestações sociais, culturais ou artísticas, desde que não sejam afixadas em postes ou em qualquer outro imobiliário urbano.