Salvador

Conselhos para você não errar ao procurar uma casa para alugar em Salvador

Você nunca pode ter certeza de onde está se metendo, a menos que esteja ciente de seus direitos e deveres!

- Atualizada em

A melhor maneira para buscar casas para alugar em Salvador e ter sucesso nisso é quando você analisa todas as características essenciais de antemão, sem fazer suposições. Você ainda precisa olhar para o quadro de longo prazo, embora você só o alugue e a propriedade não seja sua. Você nunca pode ter certeza de onde está se metendo, a menos que esteja ciente de seus direitos e deveres!

Isso porque, ao assinar um contrato de aluguel, você firma um contrato legal com o proprietário do imóvel ou uma imobiliária que o representa. Isso significa que, em troca de morar no imóvel em questão, você concorda em fazer pagamentos mensais e cuidar dele, para começar. 

Lembre-se de que seu contrato de aluguel pode não ser um atrativo cintilante, mas você ainda precisa lê-lo atentamente porque muitos proprietários ainda dependem amplamente de formulários de aluguel padrão, que muitas vezes são projetados para proteger o proprietário, mais do que o inquilino. O conselho é: não se apresse no processo de assinatura do contrato de locação: tenha clareza de tudo! Tenha sempre certeza de que os detalhes são precisos, bem como busque identificar a política de renovações e regras para companheiros de quarto, animais de estimação e custos adicionais. Além disso, certifique-se de compreender sua responsabilidade pelo imóvel locado.

Foto: divulgação

Confira alguns pontos que sugerimos que você esteja atento, ao encontrar nos classificados seu imóvel para alugar e evitar erros, confira a seguir!

Informação inadequada

Você precisa estar ciente dos detalhes adequados de qualquer lugar antes de torná-lo sua casa de aluguel. O aluguel de uma casa exige que você pergunte sobre o proprietário, outros inquilinos, seus vizinhos, etc. antes de prosseguir com o processo. Não cometa o erro de não fazer uma lista de perguntas que você precisa fazer. 

Não pedir uma segunda opinião 

Certifique-se de perguntar ao redor antes de se concentrar em sua casa alugada. Pergunte ao maior número de pessoas possível sobre todos os detalhes que você acha que deve reunir. Considerar as coisas pelo seu valor nominal é um erro enorme no qual você não deve cair. Vizinhos e corretores têm experiência suficiente para responder às suas perguntas. Certifique-se de buscar a opinião deles. 

Jamais fazer suposições sem questionar

A menos que você pergunte, você não saberá no que está se metendo. Certifique-se de expressar suas preocupações e perguntar quais instalações estarão disponíveis. Em muitos casos, o elevador e a reserva de energia podem não estar em condições de funcionamento. É importante que você faça perguntas por esses motivos. Se o seu aluguel tem a opção de renovar por um ou mais anos, verifique se há uma cláusula de escalonamento, que aumentaria o aluguel nos anos subsequentes.

Depender de fontes não confiáveis

Você pode encontrar pessoas que não têm experiência na área procurando oferecer suas opiniões, em sua busca por detalhes. Não tome as palavras de alguém, a menos que eles possam apoiá-lo com evidências factuais. Certifique-se de abordar fontes autênticas e confiáveis para suas respostas. 

Evitar uma pesquisa de bairro insuficiente 

Alugar uma casa em um bairro adequado é ideal para atender a todas as suas necessidades. Antes de olhar para uma casa alugada em particular, você deve fazer uma verificação geral sobre as comodidades existentes na vizinhança. O abastecimento de água e eletricidade, etc., são itens essenciais que você precisa verificar. Não cometa o erro de não consultar as instalações do bairro. 

Não fazer uma verificação de antecedentes do imóvel desejado

Você estará cometendo um grande erro se não olhar para os antecedentes do proprietário. Você precisa ver se consegue entrar em contato com inquilinos anteriores, os vizinhos que estão na localidade há muito tempo e qualquer outra pessoa que possa ajudá-lo. Proprietários não razoáveis podem exigir pagamentos não acordados. Certifique-se de saber no que está se inscrevendo. 

Falhar em considerar as necessidades de cada pessoa da sua família

Um grande erro é não olhar para a proximidade de escolas para crianças, escritórios para adultos e parques e área de passeio para os idosos da família. A escolha de uma casa para aluguel que atenda a esses requisitos é importante para que você não precise se preocupar mais com o deslocamento. Embora a acessibilidade seja um aspecto importante na escolha da sua casa de aluguel, também é igualmente importante considerar a proximidade dos lugares. 

Verificar a possibilidade de ter animais de estimação

Nem todo mundo adora animais, e ter um cachorro ou um gato pode ser um obstáculo em potencial, especialmente se você planeja comprar um depois de se mudar. Se for esse o caso, certifique-se de que o aluguel reconhece explicitamente isso para que o proprietário não retenha o consentimento dele quando você decidir trazer para casa seu novo melhor amigo.

Deixar de ter toda a documentação correta

Isso pode facilitar o processo burocrático de locação. O corretor de imóveis deve lhe fornecer uma lista de documentos que você precisa trazer, mas não custa nada estar excessivamente preparado. Na maioria dos casos, você precisará de: referências; o formulário de inscrição preenchido; referências para animais de estimação, se aplicável; recibos de pagamento ou comprovante de emprego; foto de identificação e uma carta de apresentação. Certifique-se de ter todos esses documentos copiados e prontos. Faça com que tudo seja copiado, certificado se necessário e organizado em uma pasta para entregar ao corretor no dia combinado.

Esses são alguns erros comuns que você pode evitar examinando suas opções cuidadosamente e avaliando-as. Certifique-se de verificar os fatos sobre cada informação que encontrar. Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!