Salvador

CORREIO promove palestra gratuita sobre como a inteligência artificial e o jornalismo

Palestra será ministrada por Florencia Coelho, gerente de pesquisa e treinamento em novas mídias do La Nación

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O evento de entrega do Prêmio Correio de Futuro acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 9h, no auditório II da Rede Bahia. Na ocasião, os participantes poderão assistir uma palestra sobre como a inteligência artificial pode revolucionar o jornalismo, que será comandada por Florencia Coelho, gerente de pesquisa e treinamento em novas mídias do La Nación. Os interessados podem realizar as inscrições no site do evento.

Após dar a palestra, Florencia fará parte da comissão que escolherá qual ideia será a vencedora do Prêmio Correio de Futuro.

Os selecionados poderão desenvolver seu projeto, durante três meses, contando com a mentoria de profissionais de diversas áreas do CORREIO, e a equipe vencedora ganhará R$ 10 mil em prêmios.

Florencia Coelho (Foto: reprodução)

Veja os participantes


Equipe: Carla Galante (Jornalismo/Ufba), Cristiane Schwinden  (Jornalismo/Ufba), Daniel Aloisio (Jornalismo/Ufba) e Victor Lucca Cerqueira Ferreira (Jornalismo/Ufba)
Projeto: Minha Fonte
Descrição: O projeto tem como objetivo criar um banco de dados das fontes aqui do CORREIO. Esta plataforma também será aberta para as pessoas se cadastrarem para também serem fontes do jornal. E o jornalista terá a facilidade de encontrar um personagem ou especialista, podendo pesquisar tanto por nome quanto por ocupação, sexo e idade.

Equipe: Thídila Salim (Jornalismo/Ufba), Emanuel Estrela Bessa (Ciência da Computação/Unifacs) e Carlos Magno (Jornalismo/Ufba)
Projeto: Agenda Cultural
Descrição: A ideia é uma agenda cultural da cidade com uma nova experiência de visualização e experimentação. A plataforma planeja possibilitar um maior engajamento entre os leitores, o jornal e a cultura. Através dela a pessoa poderá saber quais eventos, tanto os grandes quanto os pequenos, estão acontecendo em Salvador e se programar para frequentá-los e criar a sua própria agenda.

Equipe: Yasmin Cíntia Macêdo da Cunha (Jornalismo/Unifacs), Victor Higor Borges Correia (Design/Unifacs) e Victor Fernandes Baião Raton  (Ciência da Computação/Unifacs)
Projeto: Operação Gatewashing.
Descrição: Através desta ideia cada leitor terá um site “Correio24horas” único de acordo com as suas preferências demonstradas em suas redes sociais. Por exemplo, alguém que goste de esportes encontrará as notícias desta editoria em destaque quando abrir o site do jornal. A ideia é que, ao invés de procurar o Google ou as próprias redes sociais para encontrar o conteúdo que deseja, o leitor abra o Correio24horas e encontre, de cara, aquilo que procura.

Equipe: Débora Oliveira (Jornalismo/UFPE), Saulo Alexandre de Barros (Ciência da Computação/UFPE) e Roberto Alfredo Peixoto de Mendonça (Jornalismo/UFPE).
Projeto: Chatbot
Descrição: Um mecanismo inteligente de envio de mensagens pelo WhatsApp é a ideia dos pernambucanos. Com ele o leitor se cadastraria e começaria a receber notícias em seu celular de acordo com os seus interesses. O robô também teria uma programação diária para se adaptar aos hábitos do leitor. Por exemplo: se ele lê duas reportagens quando recebe 10, o chatbot iria começar a enviar apenas duas;

Equipe: Elisa Cristina Pie Brotto (Jornalismo/Unifacs), Ícaro Ariel Carneiro Leite (Sistemas de Informação/Uneb), José Diôgo da Silva Carneiro (Sistemas de Informação/Uneb) e Fernando Azevedo Maia Júnior (Sistemas de Informação/Uneb).
Projeto: Leitor pauteiro
Descrição: A ideia também é a construção de um chatbot para captar leads e pautas dos leitores do CORREIO. Com ele, as pessoas poderão enviar sugestões de pautas ao jornal e o robô o organizará por editorias. Aí quando alguém desejar fazer uma reportagem sobre cultura, por exemplo, poderá encontrar algumas sugestões enviadas pelo público.

Equipe: Fellipe Narde Oliveira da Hora (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/Ufba), Thiago Santos Moreira (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/Ufba) e Andre Gomes Bahiense  (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/Ufba)
Projetos: Coralina e BumpIA.
Descrições: A Coralina é um chatbot onde os leitores poderão mandar mensagens para receber notícias de acordo com seu interesse. Por exemplo: se ele escrever que gosta do Bahia, automaticamente começará a receber notícias do time. Já o BumpIA é um é um organizador automático do banco de fotos e imagens do CORREIO. Ele pode organizar e caracterizar as imagens a partir do nome delas.

Equipe: Jéssica Carolina Teixeira Lima (Design/Ufba) e Marcos Victor dos Santos Fernandes (Engenharia da Computação/Ufba)
Projetos: Editor Inteligente e WhatsApp do Correio
Descrições: O editor faria muito mais que apenas editar textos, mas os ajudaria a melhorar. Quando o repórter escrevesse algo ele imediatamente iria sugerir algo. Por exemplo: se escrever jogador do Vitória, iria aparecer a lista de atletas. E caso o jornalista clicasse em Felipe Gedoz iria aparecer todos os dados dele na temporada. Já o WhatsApp do CORREIO seria uma ferramenta para que o leitor pudesse comunicar ao jornal o que está acontecendo na cidade. Com isso o CORREIO ganharia em agilidade e poderia quase em tempo real fazer a cobertura da cidade.