Salvador

Desfile de 7 de setembro contará com esquema especial de transporte e serviços; confira

Trânsito será modificado em algumas vias da região do centro da cidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

O desfile do Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro (sábado), no centro da cidade, contará com um esquema especial de transporte e serviços da Prefeitura. O evento terá apoio de 351 agentes da Guarda Civil Municipal, disponibilização de vagas de Zona Azul e reforço de linhas de ônibus para aqueles que querem assistir o desfile cívico.

Foto: Divulgação/ Secom

Mobilidade 

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar as linhas de transporte coletivo para atender o público que participará do desfile. No dia do evento, nove ônibus da frota reguladora estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 13h às 18h. Além disso, serão reforçadas 20 linhas que operam com destino ao Centro da cidade e às estações.

As linhas são as seguintes: 1005 Itapuã – Lapa, 1034 Parque São Cristóvão – Barroquinha, 0417 IAPI – Lapa, 0915 Vale dos Rios/Stiep R4, 0931 Rio das Pedras – Campo Grande R1, 0503 Brotas – Lapa, 1002 Aeroporto – Campo Grande, 1030 Praia do Flamengo – Sé, 1052 Estação Mussurunga – Barra 2, 1133 Terminal Acesso Norte – Pernambues, 1143 Terminal Acesso Norte – Barroquinha, 1413 Boca da Mata – Lapa, 1317 Pau da Lima – Barroquinha, 1340 Estação Pirajá – Barra 1, 1341 Estação Pirajá – Barra 2, 1388 Estação Pirajá – Barra 3, 1533 Fazenda Coutos – Lapa, 1602 Alto de Coutos – Lapa, 1606 Paripe – Baixa. Dos Sapateiros e 1628 Rio Sena – Lapa.

As linhas de ônibus terão itinerários modificados devido à interdição da Rua Carlos Gomes. Assim que a via for liberada, os ônibus voltam a circular normalmente.

Alterações no trânsito 

Devido aos festejos da Independência do Brasil, o trânsito será modificado em algumas vias da região do centro da cidade.  As alterações acontecerão nos dias 6 e 7 de setembro.

A partir da meia-noite do dia 7, o estacionamento de veículos será proibido nas seguintes vias: Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Rua Tenente Pires Ferreira (entre a Rua Raul Drumond e a Rua Presidente Kennedy), Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua Forte de São Pedro, Rua Banco dos Ingleses, Rua Baronesa de Sauípe (lado direito), Rua Direita da Piedade (trecho compreendido entre a Rua Clóvis Spínola e a Rua Politeama de Baixo), e Largo dos Aflitos. 

Para coibir o estacionamento irregular, equipes da Transalvador farão o monitoramento do tráfego e circulação de pedestres na via.

Interdição 

A circulação de veículos será proibida, a partir das 4h do dia 7, nas seguintes vias: Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra: sentido Bairro-Centro / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Rua do Paraíso (ente a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua Forte de São Pedro, Rua Clovis Spínola, e no Largo dos Aflitos. Já a partir das 05h do mesmo dia, haverá inversão do sentido de tráfego de veículos na Rua Gamboa de Cima (trecho entre a Lateral do Quartel da PM até o imóvel de nº 57), e na Rua Presidente Kennedy.

Os veículos com destino às proximidades do Centro da cidade deverão utilizar as avenidas Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os automóveis provenientes da Av. Princesa Leopoldina, com destino ao bairro da Graça, terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Zona Azul 

Para quem desejar ir aos festejos utilizando veículo próprio, serão oferecidas vagas de Zona Azul no estacionamento São Raimundo e na Barroquinha.

Barreiras 

A partir das 19h do dia 6, serão instaladas barreiras fixas em 20 pontos nas imediações do trajeto. No dia 7, a partir das 6h, mais 26 barreiras móveis serão instaladas pela Transalvador.