Salvador

Dia 8 de dezembro não é feriado; veja como ficam as celebrações

Data foi antecipada para o mês de maio, quando os governos municipal e estadual decretaram uma semana de feriados, em um esforço de tentar baixar a taxa de contágio da Covid-19

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Esta terça-feira (8), que dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, será um dia normal em Salvador. Isso porque Salvador e mais oito municípios baianos tiveram antecipação das datas para o mês de maio, quando os governos municipal e estadual decretaram uma semana de feriados, em um esforço de tentar baixar a taxa de contágio da Covid-19. 

As datas comemorativas 24 de junho, São João, e de 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, previstos na Lei Municipal nº 1997, de 1967, foram antecipadas, de forma excepcional no ano de 2020, para os dias 26 e 27 de maio. 

Alterações no calendário – Em maio, a decisão da alteração dos feriados para promover uma semana de isolamento foram anunciadas em conjunto pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo governador Rui Costa. A medida teve o objetivo de reduzir a taxa de transmissão do novo coronavírus e diminuir o ritmo de ocupação dos leitos clínicos e de UTI.

Além de Salvador, houve a antecipação de feriados em Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Candeias, Camaçari e Jequié. Os pontos facultativos relacionados a esses feriados também foram suspensos. 

Celebrações de devoção

No Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizado no bairro do Comércio, as celebrações da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, contarão com transmissão online, pelo canal da Basílica, e celebrações presenciais com limitação de público. As missas serão celebradas às 5h, 7h, 14h30 e 17h. A solenidade principal dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h.

No decorrer do dia, a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficará na porta da Igreja, para que os fiéis possam fazer as orações.