Salvador

Dia Mundial da Fotografia: oficinas, exposições e bate-papos gratuitos em Salvador

Concursos fotográficos, exposições que mesclam imagens com outras artes, palestras e eventos diversos comemoram a data durante os meses de agosto e setembro

Vanessa Brunt, do Correio 24h

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado neste sábado, dia 19 de agosto, e para fazer jus aos olhares que captam emoções, alimentam visões críticas e formulam poesias imagéticas, Salvador oferece oficinas, exposições, congressos, palestras e diversos eventos gratuitos que carregam a temática durante datas variadas dos meses de agosto e setembro. Confira: 

Bob Wolfenson faz palestra no Congresso da Photographia (Foto: Reprodução)


Congresso da Photographia discute fotografia social em Salvador


Nomes consagrados da fotografia brasileira, como Bob Wolfenson, Rafael Fontana, Clício Barroso e Alexandre Sequeira estarão reunidos em Salvador entre os dias 11 e 13 de setembro, na primeira edição do Congresso da Photographia, que será realizado no Teatro Casa do Comércio e no Sheraton da Bahia Hotel. O público poderá participar do Workshop da Photographia, com orientação dos profissionais palestrantes do congresso. Além das 8 palestras e dos 5 workshops, o público terá ainda a oportunidade de conhecer os principais fornecedores do mercado fotográfico da Bahia, na Feira da Photographia, que ocorrerá nos dias 11 e 12, no foyer do Teatro Casa do Comércio, com entrada franca, mediante credenciamento prévio. O evento acontece para além da comemoração ao Dia Mundial da Fotografia e celebra os 20 anos de atividades do Instituto Casa de Photographia, espaço criado em 1997 em Salvador com foco no ensino, na difusão e na pesquisa da arte fotográfica.

O Congresso da Photographia objetiva apresentar novas culturas, novos conceitos, novas técnicas e, sobretudo, novos olhares dos profissionais convidados para apresentarem experiências em seus segmentos de atuação. O grupo de profissionais é integrado também por Patrícia Prado, Digachis, Renato d’Paula e Sérgio Sapía.

"O projeto, inédito em Salvador, tem também a proposta de oferecer ferramentasi novadoras que ajudarão no crescimento profissional e nas técnicas dos participantes. O público terá a oportunidade de manter contato com profissionais do mercado social, bem como do mercado conceitual, alinhando, assim, a técnica ao olhar em prol de uma fotografia dentro de uma estética reconhecida no mercado internacional", pontua o diretor do Congresso da Photographia, Marcelo Reis.

Para mais informações e inscrições, acesse o evento no Facebook.
Foto: Reprodução / Eloi Correa

Oficinas e palestras no Encontro de Fotografia do Subúrbio Ferroviário

No segundo dia do mês de agosto foi iniciado o 1º Encontro de Fotografia do Subúrbio Ferroviário de Salvador – Mocambos Marginais, realizado pelo Coletivo Cutucar. Com entrada gratuita, o evento, que comemora o mês da fotografia,  segue até o dia 23 no Centro Cultural Plataforma e em escolas públicas e comunitárias da região. A ação contará com a presença de fotógrafos moradores do Subúrbio e também de outros bairros de Salvador.

No dia 23, às 16h, o Centro Cultural Plataforma receberá um bate-papo com a temática Olhares Identitários sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, que terá a presença dos fotógrafos Anderson Simplício (Belezas do Subúrbio), Camila Souza (Coletivo Cutucar), Jorge de Jesus e Lenon Reis (Neojibá).

Além dos bate-papos, é oferecida a continuação das oficinas de fotografia Pinhole e FotoPoesia no dia 17 de agosto, em escolas públicas da região. No dia 19 de agosto, das 9h às 12h, uma oficina aberta ao público acontece no Centro Cultural Plataforma.

Para mais informações, basta consultar o evento no Facebook.
Foto: Reprodução / Américo Vermelho

Agosto das Artes no Museu de Arte Moderna da Bahia


A exposição, aberta ao público gratuitamente, celebra o mês em que são comemoradas datas importantes, como o Dia Nacional das Artes (12), Dia do Patrimônio Histórico Nacional (17), Dia Mundial da Fotografia (19) e Dia do Artista (24).

A mostra reunirá trabalhos de 20 escultores, fotógrafos e pintores. Estão confirmadas artes de nomes como Carybé, Chico Mazzoni, Daniela Steele, Erickson Britto, Guache Marques, Gustavo Maciel, Juarez Paraiso, Justino Marinho, Leonel Mattos, Maazo Heck, Marcia Magno, Maria Adair, Murilo Ribeiro, Nanci Novais, Reinaldo Giarola, Sandro Caldas, Sergio Rabinovitz e Wasghinton Arléo.

Com artes representativas do Brasil e conteúdos variados, a exposição reúne diferentes visões de cantos do país e de personagens captados em diversas realidades da região. "Teremos uma mistura de imagens e variadas técnicas de pinturas, como serigrafia, colagem, acrílica, aço polido e outros formatos. O Brasil é este berço de cultura que, de forma antropofágica, aglutinou símbolos culturais de diversos países e etnias. Estaremos comemorando este aglomerado de expressões que traduzem as vivências individuais e coletivas de uma forma única e ao mesmo tempo universal", explica Angela Petitinga, sócia da empresa Doc-Expõe, especializada em gestão cultural e documental, que organiza o evento.

O Agosto das Artes ficará aberta ao público até 25 de agosto, de terça a sábado, das 13h às 18h.
Foto: Reprodução

Exposição Conexões no Shopping Barra

O Shopping Barra recebe a exposição fotográfica Conexões, com 72 imagens que sintetizam o trabalho da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). As fotos são divididas entre os temas conflito armado, desastres, refugiados e Brasil. Há registros feitos em mais de 20 países, incluindo Afeganistão, Haiti, Iêmen, República Centro-Africana e Síria. A mostra também conta com imagens interativas, que colocam pessoas atendidas por MSF em evidência quando o visitante utiliza óculos infravermelhos.
Foto: Reprodução /  Cesare

Exposição Multiverso Bahia no Shopping da Bahia

O Shopping da Bahia também comemora a data com exposição que retrata em imagens diversas festas e cores de Salvador e outras cidades baianas. Com texto de abertura assinado por Mabel Velloso, a mostra promovida pela Confraria Fotográfica tem como objetivo expor o trabalho dos seus associados, mesclando cultura, arte, história e religião.  O curador é o professor e fotojornalista Ailton Sampaio. A mostra ficará localizada na Praça Menininha do Gantois, no 3º piso shopping, entre os dias 15 e 30 de agosto.


Concurso internacional de fotografia


Fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo podem participar do Concurso Internacional de Fotografia, que tem como temas a mudança global do clima e a proteção da camada de ozônio. As inscrições terminam nesta terça-feira (15).

O concurso se divide em duas categorias: Mudança global do clima sob meus olhos e Camada de ozônio e eu. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição e enviá-lo com uma foto para o email info@envcontest.uz. É permitida a participação simultânea nas duas categorias do concurso (com uma foto para cada categoria).

A proposta do concurso é que os competidores mostrem e relatem, por meio da fotografia, o que significa para eles a luta mundial pela proteção da camada de ozônio, qual impacto a redução da camada de ozônio tem na saúde humana e no meio ambiente e quais medidas estão sendo tomadas em seus respectivos países. Devem registrar os momentos que demonstram o desafio ambiental e explicitar como a mudança global do clima tem afetado a qualidade e os padrões de vida das pessoas e quais são as consequências delas para a humanidade. O concurso também permite demonstrar que a luta contra a mudança global do clima representa oportunidade de diversas novas ações para os países.

Clique aqui para mais informações sobre o Concurso Internacional de Fotografia – e para baixar o formulário de candidatura.