Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Dois de Julho: linhas de ônibus serão reforçadas no dia da festa

Agentes de segurança e limpeza também estarão mobilizados durante os festejos do feriado

Redação iBahia • 27/06/2019 às 22:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Prefeitura de Salvador montou um esquema de serviços para o cortejo realizado no dia dois de julho, festa tradicional que celebra a independência do Brasil na Bahia na próxima terça-feira. A caminhada acontece do bairro da Lapinha até o Campo Grande.

Foto: Divulgação/Valter Pontes/Secom



Confira abaixo o funcionamento de diferentes serviços para o cortejo.

Leia mais:

Transporte
Para os usuários de ônibus em Salvador que vão acompanhar as comemorações da Independência do Brasil na Bahia, a Prefeitura vai reforçar o atendimento de linhas que operam no Centro da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), essas linhas vão circular com frota máxima de sábado, das 10h às 20h, na terça-feira (2).

Além disso, nove veículos da frota reguladora ficarão disponíveis para a fiscalização na Estação da Lapa, das 16h às 23h. Já as linhas que operam nas Estações Pirajá, Mussurunga e Acesso Norte vão circular também com frota de sábado, até às 18h.

Os ônibus que acessam a Baixa dos Sapateiros deverão fazer o retorno no Terminal da Barroquinha, a partir das 13h. Além disso, o itinerário de alguns ônibus será alterado por conta da interdição total de veículos, a partir da 0h do dia 2, no trecho que compreende o Largo da Lapinha até o Campo Grande, passando pela Avenida Sete de Setembro.

Linhas que vão operar com frota máxima de sábado:

1034- Parque São Cristóvão – Barroquinha
0417- IAPI – Lapa
0915- Vale dos Rios/Stiep R4
0503- Brotas – Lapa
1030- Praia do Flamengo – Campo Grande
1533- Fazenda Coutos – Lapa
1602- Alto de Coutos – Lapa
1606- Paripe – Baixa dos Sapateiros
1661- Base Naval – Campo Grande

Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá o funcionamento de todos os postos de urgência e emergência de forma ininterrupta durante o cortejo, assim como o serviço do Samu 192.

Guarda Civil
A segurança dos festejos terá o apoio de uma equipe formada por 183 agentes da Guarda Civil Municipal nas diversas atividades envolvidas nos festejos, entre os dias 1° e 5 de julho. Os guardas que ficarão espalhados por todo trajeto atuarão preventivamente na proteção do patrimônio público, na garantia dos serviços municipais e na ordem pública, além da integridade física dos servidores envolvidos. Além disso, a corporação seguirá a tradição e também desfilará no cortejo cívico.

Ordenamento
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (DSEP), vai atuar com diversos fiscais para o ordenamento e a fiscalização do comércio de rua ao longo do percurso da festa. A Coordenadoria de Controle e Combate à Poluição Sonora do órgão também vai estar presentes em toda a região da festa, realizando a medição dos equipamentos sonoros em logradouros públicos, conforme estabelece a Lei 5.534/98 (Lei do Silêncio), que prevê a emissão de 70 decibéis entre 7h e 22h, e de 60 decibéis das 22h às 7h.

Limpeza
O trabalho da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) será iniciado um dia antes dos festejos, em 1º de julho. Serão mobilizados 50 agentes, que vão trabalhar em regime de revezamento de 0h até às 7h30 e das 5h às 12h30. Os serviços contemplam varrição manual e catação em bairros como Lapinha, Soledade, Queimadinho, Via Expressa, Barbalho e Pelourinho. A equipe também contará com dois caminhões que serão utilizados para a coleta dos resíduos.

Durante o desfile, na terça-feira (2), um total de 261 agentes e 34 veículos da Limpurb realizarão os serviços de coleta, limpeza, varrição, catação e higienização das vias públicas.

Salvamar
Para atender as solicitações dos banhistas, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai disponibilizar 32 postos fixos espalhados no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. O serviço pode ser acionado através do telefone (71) 3363-5333.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador