Salvador

Em meio a protestos, Fogo Simbólico chega a Pirajá e pira do 2 de Julho é acesa

Os manifestantes pedem que o bairro tenha melhor sistema de transporte e saúde, além de outras reivindicações

Da Redação Correio24h

O Fogo Simbólico, que representa a luta pela independência do Brasil na Bahia, chegou no final da tarde desta segunda-feira (1º) a Salvador, vindo da cidade de Cachoeira. A pira da independência já foi acesa na praça de Pirajá. Enquanto o Fogo Simbólico e as autoridades chegavam, a população da região protestava pedindo melhorias.


Os manifestantes pedem que o bairro tenha melhor sistema de transporte e saúde, além de outras reivindicações como o conserto de sinaleiras quebradas e melhoria das ruas de Pirajá. O Fogo Simbólico saiu de Cachoeira, no Recôncavo, na manhã de domingo (30), quando começaram oficialmente os cortejos do 2 de Julho. A tocha seguiu por Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho até chegar finalmente à capital baiana.


A atleta Luci Oliveira foi a última a carregar a tocha. Coube ao secretário municipal de Turismo Guilherme Bellintani, que foi o representante do prefeito ACM Neto, acender a pira do 2 de Julho. Antes, uma coroa de flores foi colocada no túmulo do general Labatut. Houve o hasteamento das bandeiras da Bahia, pelo prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, de Salvador, pelo diretor da Fundação Gregório de Matos Fernando Guerreiro, e do Brasil, pelo secretário Bellintani. Ainda pela manhã, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou o Te Deum, na Catedral Basílica, no Pelourinho.


Programação 2 de Julho

6h Queima de fogos no Largo da Lapinha.

9h  Hasteamento de bandeiras pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito ACM Neto na Lapinha.

9h30 Início do cortejo no Centro Histórico, passando pela Praça da Soledade em direção ao Pelourinho e à Praça Thomé de Souza, encerrando a programação matutina.

15h  Homenagem na Câmara Municipal aos heróis da Independência.

15h30 Início do cortejo em direção ao Campo Grande.

16h30 Previsão de chegada dos carros dos caboclos e das autoridades à Praça do Campo Grande




Matéria original: Correio24Horas

Em meio a protestos, Fogo Simbólico chega a Pirajá e pira do 2 de Julho é acesa