Salvador

Eventos alteram trânsito de Salvador neste fim de semana; saiba o que muda

Entre os dias 22 e 23 de setembro serão realizados cinco eventos na cidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O trânsito de Salvador irá sofrer alterações neste fim de semana (22 e 23) em virtudes de eventos que serão realizados. A região do Centro terá o tráfego modificado em virtude da Caminhada para Jesus que acontece neste sábado (22) à tarde. Já no domingo (23), os bairros de Fazenda Grande do Retiro e Engenho Velho de Brotas receberão eventos e também serão necessárias algumas alterações no tráfego de veículos, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança aos participantes. No domingo acontece ainda a Maratona da Cidade de Salvador, que passará por diversas vias da cidade, entre os bairros da Barra e Piatã. Confira abaixo mais informações.

CAMINHADA PARA JESUS
Para a realização da Caminhada para Jesus, que acontece neste sábado (22) na região do Centro da Cidade, a Transalvador irá realizar interdição do tráfego de veículos, das 22h desta sexta-feira (21) até as 17h do sábado (22), na via lateral do Largo do Campo Grande, trecho ao lado do Hotel Sheraton. O tráfego também será interditado, das 13h às 23h do sábado (22), na Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro – região das Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento -, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e Av. Sete de Setembro, região do Passeio Público. Os veículos que trafegam pela Ladeira da Montanha terão como opção de tráfego a Av. Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Rua Banco dos Ingleses e Largo do Campo Grande.

Já o estacionamento de veículos estará proibido, das 13h às 22h de sábado (22), na Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro – região das Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento -, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e Av. Sete de Setembro, imediações do Passeio Público. Serão instaladas ainda 25 barreiras, entre fixas e móveis, de acordo com a descrição abaixo:


- Barreiras Fixas (BF):

BF 01- Travessa Jonatas Aboti / Av. Sete de Setembro;

BF 02 - Rua Clóvis Spínola / Av. Sete de Setembro;

BF 03 - Av. Sete de Setembro / Praça da Piedade / Av. Joana Angélica;

BF 04 - Av. Sete de Setembro / Rua do Paraíso;

BF 05 - Av. Sete de Setembro / Largo de São Bento;

BF 06 - Ladeira da Montanha / Rua Pinto Martins;

BF 07- Ladeira da Montanha / Rua do Sodré;

BF 08 - Rua Carlos Gomes / Rua Santa Thereza;

BF 09 - Dois de Julho (entrada) / Rua Carlos Gomes;

BF 10 - Rua da Faísca / Rua Carlos Gomes;

BF 11 - Rua Pedro Autran / Rua Carlos Gomes;

BF 12 - Travessa Salvador Pires / Rua Carlos Gomes;

BF 13 - Rua Horácio Cesar / Rua Carlos Gomes;

BF 14 - Largo dos Aflitos / Rua Carlos Gomes (desvio da Rua Tuiuti para a ladeira do Gabriel).
 

- Barreiras Móveis (BM):

BM 01 - Largo do Campo Grande (Módulo Policial);

BM 02 - Rua Jõao das Botas / Rua Leovigildo Filgueiras;

BM 03 - Rua Leovigildo Filgueiras / Rua Comendador José A. de Almeida;

BM 04 - Rua Banco dos Ingleses / Rua Gamboa de Cima;

BM 05 - Rua Direita da Piedade / Rua Politeama de Baixo;

BM 06 - Ladeira do Gabriel / Ladeira dos Aflitos;

BM 07 - Ladeira da Montanha / Praça Castro Alves;

BM 08 - Ladeira da Montanha / Rua Pinto Martins;

BM 09 - Rua Chile / Rua do Tesouro;

BM 10 - Ladeira da Praça / Rua da Ajuda;

BM 11 - Rua Padre Domingos de Brito / Praça Lord Cochrane (SEMOB - GTRAN).

 
10ª CAMINHADA DO ORGULHO LGBT DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO
O bairro da Fazenda Grande do Retiro terá o tráfego alterado, neste domingo (23), em razão da 10ª Caminhada do Orgulho LGBT da Fazenda Grande do Retiro. Com o suporte da Transalvador, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, das 13h às 21h, na Rua Mello Moraes Filho, trecho entre Avenida Nestor Duarte e a Praça Catulo da Paixão Cearense.

RUA DE LAZER DO GREENVILLE
O projeto Ruas de Lazer será realizado, no período de 23 de setembro de 2018 a 23 de setembro de 2019, no condomínio Greenville. Para isso, a Transalvador irá interditar, sempre aos domingos e feriados, o tráfego de veículos na Avenida Ibirapitanga, no trecho entre a Rua Jandiroba e a Rua Acapu, e a Rua Acapu, no trecho compreendido entre a Rua Salgueiro e Av. Ibirapitanga.

SAMBA CHILE NO ENGENHO VELHO DE BROTAS
Neste domingo (23) acontece o Samba Chile no bairro do Engenho Velho de Brotas. Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, a partir das 15h, na Rua do Trovador –proximidades do Casarão da Antiga SECULT -, Rua Almirante Alves Câmara, Rua Padre Luiz Filgueira – retorno Final de linha -, Rua Almirante Alves Câmara e terminando no Parque Solar Boa Vista.

MARATONA CIDADE DE SALVADOR
As vias estarão livres para os corredores no próximo domingo (23), quando acontece a Maratona Cidade de Salvador. Cinco mil atletas, da capital e de várias partes do Brasil, participarão do evento. Para garantir o ordenamento do tráfego, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial. A corrida acontecerá na Orla Marítima, entre Farol da Barra e a Praça de Piatã, passando pelas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Junior e ACM. Além dos 42k, serão disputadas as provas de 5k, 10k e 21k (meia maratona).

A largada simultânea das provas de 42k e 21k está prevista para 5h30, no Farol da Barra. Por esse motivo, o trânsito será interditado a partir das 3h para montagem das estruturas e preparação do percurso. Serão realizados desvios, bloqueios e compartilhamentos de tráfego ao longo dos 42 quilômetros com o objetivo de viabilizar a realização do evento com segurança para os atletas e, ao mesmo tempo, fluidez ao trânsito.

Interdições e alternativas
O trecho entre o Farol da Barra e o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, será interditado. O tráfego vai ser desviado para vias alternativas, como Centenário, Garibaldi e Adhemar de Barros. Haverá também bloqueio entre o Jardim de Alah e a Praça de Nova Piatã, com apenas um compartilhamento, do retorno próximo à Av. Orlando Gomes até após o estacionamento da Praça.

Em alguns trechos do percurso, as faixas serão compartilhadas, ou seja, os veículos poderão passar ao mesmo tempo que os atletas, já que grades farão a separação da pista. Isso acontecerá nas avenidas Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi e Juracy Magalhães Junior e também entre a Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, e a Av. Octávio Mangabeira.

Na Av. ACM, o tráfego será desviado, no sentido Pituba, para a via marginal, a partir do Parque da Cidade, e no sentido oposto, a partir do Shopping Itaigara. Os cruzamentos do perímetro serão interditados, com exceção do Hotel Fiesta e próximo à Ladeira de Santa Cruz, sendo ambos monitorados para acesso dos veículos à via marginal. O cruzamento do Lucaia será bloqueado e desvios do tráfego serão realizados nos seguintes sentidos:             

- Vasco da Gama para Rio Vermelho - desvio para Garibaldi;

- Rio Vermelho para Vasco da Gama - desvio para Rua Lucaia;

- Garibaldi para Av. Juracy Magalhães Junior - desvio para Rua Conselheiro Pedro Luis e Rua Lucaia.


O tráfego também será desviado no Largo da Mariquita para a Rua do Meio, no Rio Vermelho. A partir da Praça Brigadeiro Farias Rocha será implantado um compartilhamento até o Jardim de Alah. Agentes da Transalvador estarão por todo percurso para garantir o ordenamento e a fluidez do trânsito no dia da Maratona. Aliado a isso, é importante que condutores e pedestres fiquem atentos às interdições e à sinalização específica nas vias no dia da corrida.

Estacionamento
Os atletas e o público geral terão espaços reservados na Barra para deixarem os veículos. Estacionamentos estarão reservados na Avenida Almirantes Marques de Leão e ao lado esquerdo da rua Marquês de Caravelas, bem como nas transversais da Afonso Celso. O shopping Barra também disponibilizará vagas para os competidores. Em todo o percurso da prova, o estacionamento estará proibido, bem como em toda extensão da Rua do Meio, no Rio Vermelho.