Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Festa de Iemanjá altera trânsito em Salvador; saiba o que muda

Prefeitura também monta esquema especial para outros serviços

Redação iBahia • 30/01/2019 às 22:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se você pretende ir para a Festa de Iemanjá, comemorada no próximo dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, é bom estar atento ao esquema especial que a Prefeitura de Salvador montou para o evento.
(Foto: Reprodução / Google Maps)
Confira:
SaúdeA Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com um módulo montado na Rua João Gomes, nº 225, ao lado da Clínica Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO). A estrutura, com capacidade para cinco leitos, funcionará das 7h às 21h e contará com uma equipe formada por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem.
Além disso, duas ambulâncias (básica e avançada) estarão à disposição para garantir agilidade nos casos mais graves, que necessitem de transferência. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos Barris e de Brotas ficarão na retaguarda para dar suporte.
Salva-vidasA Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma equipe de 18 salva-vidas, sendo que quatro irão acompanhar o barco que leva as oferendas, dois ficarão em um bote, dois no jetski e dez dando suporte entre a faixa de areia e as embarcações.
SegurançaA Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) vai atuar com 190 agentes no apoio à fiscalização da Semop e em barreiras com a Transalvador, além de realizar ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito que compreende a festa.
FiscalizaçãoA Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 120 agentes de fiscalização, que irão realizar o ordenamento dos vendedores informais, deixando os acessos e vias públicas livres para passagem dos pedestres, assim como garantir a restrição da marca patrocinadora, a Ambev, em toda a área pública onde ocorre a festa. O uso de equipamentos autorizados também será observado.
Poluição sonoraDez agentes de combate à poluição sonora vão fiscalizar se todos os estabelecimentos comerciais estão licenciados e utilizando som dentro dos níveis permitidos pela Lei do Silêncio, de até 70 decibéis, entre 7h e 22h, e até 60 decibéis das 22h às 7h.
UrbanismoEquipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizará fiscalizações para coibir a ocupação e uso de marquises como camarotes. Além disso, proprietários de bares serão orientados sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro. Também serão monitoradas exibição de publicidade e atividades irregulares.
Casa do Rio VermelhoA Casa do Rio Vermelho, memorial onde viveu o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, não funcionará durante a Festa de Iemanjá. O espaço terá o funcionamento normalizado no domingo (3), das 10h às 17h, com ingressos que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Alteração do tráfegoO trânsito do Rio Vermelho passará por alterações entre 0h do dia 2 de fevereiro e 6h da manhã do dia seguinte. Serão instaladas barreiras e desvios do fluxo de veículos pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nas imediações da festa, possibilitando aos participantes mais segurança. Com isso, será proibido estacionar e circular com veículos em determinadas vias; em outras, serão permitidos estacionamentos provisórios.
O trânsito e estacionamento de veículos serão bloqueados na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita, Av. Cardeal da Silva (trecho compreendido entre a Travessa Prudente de Moraes e a Rua José Tabuada Vidal), Rua Vieira Lopes (trecho compreendido entre a Rua Conselheiro Pedro Luiz e a Rua Potiguares), Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Rua Potiguares, Travessa Basílio de Magalhães, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz, Rua do Barro Vermelho, Rua do Mirante, e Avenida Juracy Magalhães Júnior (trecho compreendido entre as Ruas Oswaldo Cruz e Potiguares). O fluxo será desviado na Av. Oceânica (altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Av. Cardeal da Silva (imediações da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior), e Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Av. Vasco da Gama).
Funcionarão em sentido duplo de tráfego as ruas Nelson Galo (a partir da interseção com a Rua Archibaldo Baleeiro), Marquês de Monte Santo (no trecho entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos), e Odilon Santos (entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho). Nas vias acima, a carga e descarga só poderá acontecer até as 10h do sábado (02).
Os veículos com destino à festa terão como opção de tráfego a Av. Oceânica, Av. Anita Garibaldi, Av. Juracy Magalhães Jr, Av. Cardeal da Silva, Rua Almirante Barroso (até a Rua Odorico Odilon), Av. Vasco da Gama e Rua Oswaldo Cruz.
EstacionamentoO estacionamento será proibido, de 0h do dia 02 às 6h do dia 03, na Rua Nelson Galo. Entretanto, haverá estacionamento Zona Azul permitido na Avenida Juracy Magalhães Júnior (Rua do Canal), a partir da Rua Caetité (Pontilhão), sentido Iguatemi, em ambos os lados; após o Restaurante da Ana até a Academia Momento Fitness, no lado direito da via, sentido Rua Vieira Lopes; e entre a Rua Potiguares e a Rua Caetité, sentido Shopping da Bahia, em ambos os lados.
Barreiras de trânsitoBarreiras de trânsito causarão bloqueio a partir da 0h do dia 02, nas Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Canavieiras; Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes; Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso; Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes; Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita; Rua Oswaldo Cruz / Av. Juracy Magalhães Júnior; Rua Vieira Lopes / Rua João Gomes; Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus; Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal; Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes; Rua Odilon Santos / Travessa Basílio de Magalhães; Rua Nelson Galo / Rua Oswaldo Cruz; Praça Mal. Aristóteles de Souza Dantas / Rua Alexandre de Gusmão/ Rua Almirante Barroso (mini palco); Rua Potiguares / Rua Oswaldo Cruz.
Linhas de ÔnibusA Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai prolongar a operação de 13 linhas de ônibus para atender aos frequentadores do evento. Todas as linhas do transporte estarão operando normalmente. Algumas linhas terão sua última faixa dos dias úteis prolongada até 1h de domingo (03).
Táxis e mototáxisOs usuários terão, também, cinco pontos de táxis nas redondezas da festa: Largo da Mariquita, Largo Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e próximo ao Bompreço do Rio Vermelho. A população poderá contar também com um ponto de mototáxi que ficará situado nas proximidades do Bompreço do Rio Vermelho, ao lado do ponto de táxis.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador