Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Festividades em louvor a São Lázaro terão série de missas e fogos

Festa de São Lázaro acontece hoje (25), no Santuário de São Lázaro e São Roque, na Federação

• 25/01/2015 às 10:49 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Fiéis e devotos de São Lázaro têm encontro marcado hoje (25), durante as festividades em homenagem ao santo católico, conhecido por ter protagonizado um dos maiores milagres de Jesus Cristo: a ressurreição.
A festa de São Lázaro, no Santuário de São Lázaro e São Roque, na Federação, começa às 5h, com uma alvorada de fogos. Em seguida, às 6h, haverá o Terço dos Homens. As missas no Santuário de São Lázaro e São Roque serão celebradas às 7h, às 9h e às 11h, sendo que a celebração das 9h contará com ritos afros durante a liturgia. No sincretismo religioso, São Lázaro é Omolu ou Obaluaê.
Para as 15h deste domingo, está prevista uma missa festiva. Em seguida, às 16h, os devotos saem em procissão pelas ruas da Federação em direção ao Cemitério do Campo Santo com a imagem de São Lázaro. De lá, o cortejo retorna ate a igreja, finalizando as comemorações.
São Lázaro
Lázaro é um nome grego, que é a tradução hebraica para Eleazer ("Deus ajudou") era o irmão das duas mulheres citadas no evangelho: Maria e Marta. Em suas andanças e pregações, Jesus teria sido hóspede por diversas vezes da família que morava em Betânia.
Acometido por uma doença, Lázaro morreu e a irmã Marta, inabalável na fé, comunicou o fato a Cristo, que chegou ao local do sepultamento dias depois, quando o cadáver já estava em putrefação e o chamou à vida. Na Idade Média, Lázaro tornou-se o padroeiro dos leprosos pela associação errada feita com seu homônimo, Lázaro (mendigo e leproso), narrado por São Lucas na Parábola do Lázaro e do Rico.
Trânsito
Das 5h às 19h, deste domingo (25), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará interdições na Rua Professor Aristides Novis - entre as ruas Professor Severo Pessoa e Camilo Torrende e o Largo de São Lázaro - para a realização da tradicional festa de São Lázaro, promovida pela Paróquia da Ressurreição do Senhor, no bairro da Federação.
Por conta da procissão que começará às 16h, o tráfego de veículos será interditado progressivamente nas vias do Largo de São Lázaro e nas ruas Professor Aristides Novis, Caetano Moura e Professor Severo Pessoa. Duas viaturas e quatro agentes da Transalvador irão atuar na organização do tráfego. Moradores da região terão acesso às vias mediante comprovante de residência.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador