Salvador

Fiéis celebram dia de São Cosme e Damião nesta quinta-feira

A paróquia dos santos, no bairro da Liberdade, preparou uma programação especial

Da Redação
- Atualizada em

Nesta quinta-feira (27), é celebrado o dia de São Cosme e Damião. Além dos tradicionais carurus espalhados por toda a capital baiana, acontece também a programação religiosa católica para festejar os santos gêmeos.


Veja também

Tradicional caruru de Cosme e Damião requer preparação especial


A Paróquia dos Santos Cosme e Damião, localizada no bairro da Liberdade, preparou uma programação especial para homenagear os irmãos médicos. Até esta quarta-feira (26), os fiéis participaram de um novenário e refletiram sobre a saúde pública. A quinta-feira vai começar com uma alvorada às 5h, seguida por missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h30. Uma procissão, às 17h, e a missa solene que acontece em seguida encerram os festejos.


História
Os irmãos gêmeos Cosme e Damião nasceram na Arábia na metade do século III e eram de família rica. Com o intuito de estudar medicina, eles se mudaram para a Síria, estabelecendo-se na Egéia da Cilícia.


A tradição católica relata que os santos foram acusados de serem cristãos, de curar os enfermos com sua “magia” e de não obedecer ao edito imperial, que determinava a realização de sacrifícios aos deuses pagãos. Entretanto, Cosme e Damião não se esconderam e, por não negarem a fé em Jesus Cristo, foram mortos no início do século IV.