Salvador

Forte chuva atinge Salvador e Região Metropolitana nesta tarde; veja áreas atingidas

Foram registrados alagamentos, quedas de árvores e desabamento de teto em regiões da cidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Uma forte chuva atingiu Salvador na tarde desta terça-feira (30). Segundo a Defesa Civil Municipal (Codesal), em 1h o maior registro foi na região do Caminho das Árvores.

Em alguns minutos as chuvas causaram estragos e muitos prejuízos em diversos pontos da capital. De acordo com a Transalvador, foram registradas quedas de árvores em três regiões: Rio Vermelho, Brotas e Parque da Cidade. 

No Stiep, na rua Rodolpho Coelho Cavalcante, a lama vinda de uma obra desceu e invadiu o Parque dos Dinossauros, prejudicando a passagem de veículos. 

Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Também no Rio Vermelho, o teto da garagem de um prédio desabou. O acidente aconteceu por volta de 15hrs. De acordo com os moradores, ninguém ficou ferido e a estrutura cedeu por conta das fortes chuvas.

Imagem: Leitor iBahia | iBahia 

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as chuvas e trovoadas foram motivadas pela alta temperatura somada a um sistema de baixa pressão que se formou sob áreas de divergência do vento, que ocorrem nos níveis superiores da troposfera, conhecido como cavado. Esse tipo de fenômeno pode ocasionar ainda a queda de granizo.

Os maiores acumulados de chuvas em 24h foram notificadas na Base Naval de Aratu (33,6mm), Mirante de Periperi (28,8mm) e Caminho das Árvores (27mm). Na tarde desta terça foram registradas 45 solicitações até às 17h50, sendo oito ameaças de desabamento, três ameaças de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, um deslizamento de terra, duas infiltrações e 26 orientações técnicas.

A previsão para esta quarta-feira (1°) é de céu claro parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.