Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Grupo bloqueia trecho da Lapa; ônibus circulam nos demais bairros

Cerca de 40 manifestantes bloquearam o trânsito e os ônibus não estão subindo até a Lapa

Redação iBahia • 10/11/2017 às 6:47 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Os ônibus estão circulando normalmente na manhã desta sexta-feira (10) em Salvador. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os coletivos estão nas ruas desde às primeiras horas do dia. O fluxo está normal nas principais vias, assim como nas estações de transbordo da capital, exceto na região da Lapa, onde acontece uma manifestação da centrais sindicais desde às 6h.
Manifestantes fizeram bloqueio no trânsito impedindo a passagem de ônibus e carros (Foto: Tailane Muniz/CORREIO)
Um grupo com cerca de 40 pessoas bloqueou o trânsito na rotatória entre o Dique do Tororó e a Lapa. Eles estão impedindo que os coletivos com destino à Lapa entrem na estação. Os carros particulares que trafegam na região também estão parados no congestionamento. Segundo representantes dos sindicatos que participam do protesto o bloqueio ficará no local até às 10h.
Em seguida, o grupo irá para o Campo Grande, onde haverá outro ato e uma caminhada em direção ao Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), e à sede da Previdência Social. O protesto faz parte da mobilização convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em vários setores contra medidas do governo do presidente Michel Temer.
O vice-presidente do sindicato dos rodoviários, Fábio Primo, confirmou ao CORREIO na manhã de hoje que os ônibus estão circulando normalmente pela cidade, mas que representantes da categoria estariam no protesto na Lapa.
Nesta quinta-feira (9), Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia, havia dito que os manifestantes do Dia Nacional de Paralisações não vão deixar os coletivos circularem na capital e na Região Metropolitana. “Nós vamos parar os ônibus que estiverem circulando”, disse ao CORREIO.
Dia de paralisações
Os trabalhadores que aderirem ao movimento vão cruzar os braços no início da manhã, por volta das 7h. No final da manhã, parte deles deve sair do Campo Grande, em direção ao Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), e à sede da Previdência Social, ambos no bairro do Comércio.
Sindicatos de todo os país foram convocados para aderir à mobilização no Dia Nacional de Paralisações, organizada pela própria CUT. Na Bahia, a manifestação vai reunir diferentes categorias profissionais, que podem paralisar totalmente as atividades ou aderir parcialmente à manifestação.
Segundo os organizadores do movimento, ele tem como objetivo protestar contra retrocessos do governo Michel Temer. Eles citam a reforma trabalhista, que entra em vigor neste sábado (11), além das mudanças planejadas para a Previdência, em análise no Congresso, e o decreto publicado pelo Ministério do Trabalho que modifica a definição de trabalho escravo e deixa nas mãos do ministro a inclusão de empresas na "lista suja" daquelas que desrespeitam os direitos trabalhistas.
A expectativa, segundo os sindicalistas, é que o ato reúna cerca de 50 mil trabalhadores e estudantes.
Veja a lista com algumas das atividades e serviços que podem deixar de funcionar na manhã desta sexta-feira.

Trabalhadores

Posicionamento

Professores municipais, estaduais e federais

participam da paralisação

Vigilantes

participam da paralisação

Metalúrgicos

participam da paralisação

Comerciários

participam da paralisação

Correios

participam da paralisação

Petroleiros

participam da paralisação

Aeroviários

participam da paralisação

Policiais Civis

participam da paralisação

Eletricitários

participam da paralisação

Rodoviários de Salvador

não devem aderir à paralisação

Rodoviários das Regiões Metropolitanas

não devem aderir à paralisação

Trabalhadores da área de limpeza urbana

participam da paralisação

Bancáriosparticipam da paralisação até às 12h

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador