Salvador

Guia: saiba tudo sobre o São João no Pelourinho e no Subúrbio

Nos dias 20 e 24, os shows se concentram nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


Vai passar o São João na capital baiana? Você pode aproveitar a festa no Pelourinho e no Subúrbio, que acontece entre os dias 20 e 24 de junho. O evento tem como tema “Respeita as Mina” e vai reunir grandes nomes do forró como Elba Ramalho, Simone e Simaria, Geraldo Azevedo, Solange Almeida e Alceu Valença.

Nos dias 20 e 24, os shows se concentram nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo. Já entre os dias 21 e 23, além destes espaços, têm atrações no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco. A programação de Paripe acontece nos dias 22 e 23 de junho.

Foto:  Vinicius Calheira
Com shows simultâneos, a as apresentações dos largos começam na quinta-feira (20), às 18h. As atrações do primeiro dia são bandas como Filomena Bagaceira, A Patroa, Gereba, Forró Passa Pé, Vinny Brasil, Norberto Curvello, Forró Sobepoeira, Xote de Anjo, Carlos Villela, Tio Barnabé, Lucas Melo, Edd Bala e Rebeca Tarique.

Confira o guia completo do São João em Salvador:  

Respeita as Mina

O segundo dia de festa será dedicado às mulheres. Na sexta-feira (21), a partir das 18h, as vozes femininas vão dominar os palcos espalhados pelos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quintas Berro d´Água, Pedro Arcanjo e do Cruzeiro de São Francisco. O grande destaque será o show de Elba Ramalho. O palco principal do projeto, instalado no Largo do Pelourinho, será aberto pela Orquestra Popular da Bahia. Três mulheres, Elen Wilson, Dheya Lessa e Elaine Fernandes, sobem ao palco para cantar os clássicos do forró.

Também se apresentarão nesse dia nomes como Jeanne Lima, Mariene de Castro, Marcia Short, Colher de Pau, Lara Amelia, Cole Comigo, Mariana Fagundes, Cris Mel, Cida Martinez, Amanda Santiago,Walquiria Santos, Menina Forrozeira, Geovana e banda. No Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Sala de Reboco, um espaço para dançar e aprender os passos do forró, terá a animação de LoreImprota,e Gabriela Freire.

Animação garantida

Alceu Valença é a atração principal do sábado (22). A programação, que começa às 18 horas, terá artistas como Carlos Pita, Enok Virgulino, Flor Serena, Rosy e banda, Zefa di Zeca, Dois Amores, Léo Novo Som, Teus Santos, Dilsinho Santana, Forró Sarakura, Kimimo do Forró, Zé de Tonha, Zelito Miranda, Tenysson Del Rey, Jorge Zarath e Diego Vieira. O espaço dedicado à dança será o Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Sala de Reboco. No dia 22, a programação conta com nomes como Lore Improta com show para crianças, Lucas Tibério, Pisa Macio, Poizé e Trio Anarrié.

Foto:  Vinicius Calheira
A grande atração de domingo (23) é o violonista, cantor e compositor Geraldo Azevedo. Além do pernambucano, garantem a animação a banda Estakazero, Zelito Bezerra, Genard, Fulô de Manacaru, Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste, Fábio Márcio, Del Feliz, Fernando Ferraz, Guto e Flavinho, André e Mauro,Trio Nordestino,Bagagem Arrumada, Aila Menezes, Pra Casar, Cicinho de Assis, Eletroxote e Júnio Santé.

A última noite de festa no Pelourinho, segunda-feira (24), dia de São João, contará com as participações de Sandro Couto, Pablo Moraes, Marcondes Morais, Xote de Novela,Dan Valente, Israel Rocha,Cangaia, Forró do Tico, João Almeida, Virgilio, Flor de Maracujá, Nando Borges, Vulcão Acesso e Ariane Azevedo.

Festa no subúrbio

No dia 22, a partir das 14h30, a banda Parangolé animará o público em Paripe para o jogo Brasil x Peru, última apresentação brasileira na fase de grupos da Copa América 2019. A programação retorna às 18h30 com Anna Catarina e Swing do Luh. A véspera do São João terá duas grandes atrações lideradas por mulheres. Solange Almeida e Simone e Simaria são os destaques do dia 23. A programação contará também com shows de Dinho Santos, Tierry e Forró Didaindoido.

Campeonato de Quadrilhas

Hoje (19), a partir das 12h, na Praça da Revolução, em Periperi, iniciam as apresentações do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas. O evento tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa.



A grande competição do XII Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia acontece amanhã, quinta-feira (20/06), às 11 horas. Apresentam-se na Praça da Revolução, em Periperi, as sete quadrilhas do Grupo Especial (Cia da Ilha, Imperatriz do Forró, Forró do ABC, Forró Asa Branca, Pé no Chão, Xiado do Xinelo e Flor de Laranjeiras), além da participação especial da quadrilha mirim Germe da Era.

A campeã disputará o concurso regional de quadrilhas da TV Globo, em Goiana (PE), e o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, em Brasília. As agremiações do Grupo de Acesso se apresentam nesta quarta-feira (19) e na sexta-feira e no sábado (21 e 22 de junho).