Salvador

Hemoba faz coleta de doação de sangue e de medula na Lapa até sexta (6)

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta

Redação do Correio 24 Horas

Termina nesta sexta-feira (06) ação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que promove campanha de coleta externa para atender os interessados em realizar doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea através da unidade móvel (Hemóvel). A ação acontece na Estação da Lapa, em frente à saída do Metrô, das 8h às 17h.

A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença do ônibus para fazer o cadastro no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a Fundação precisa de doadores de sangue dos tipos: A-, B-, B+, O- e O+. O estoque dos grupos A+, AB+ e AB- estão estáveis. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde. 

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão

oficial e válido em todo o território nacional.