Salvador

Hemóvel estará no bairro da Barra neste sábado (24)

Doadores de sangue precisam ter acima de 50 quilos e estarem bem alimentados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal fazer uma boa ação neste fim de semana? Neste sábado (24), o hemóvel, unidade móvel de coleta de doação de sangue, estará estacionada na Barra, na hamburgueria Red Burger N’ Bar das 09h às 17h. A ação é promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos.

Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Após o término do procedimento de doação de sangue, é importante que o doador voluntário evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. Se manter hidratado, não fumar por 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por mais 12 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas, não dirigir veículos de grande porte, não trabalhar em andaimes e não praticar paraquedismo ou mergulho.

ROTEIRO HEMÓVEIS
Onde: Red Burger – Unidade da Barra
Quando: 24 de novembro (sábado)
Funcionamento: 9h às 17h

Onde: Parque da Cidade
Quando: 25 de novembro (domingo)
Funcionamento: 8h às 13h