Salvador

História, escolha de nomes e mais: saiba como funciona o Prêmio Barra Mulher

Premiação já homenageou nomes como, a jornalista Linda Bezerra, a cantora Margareth Menezes e a médica Anna Paola Gatto

Luana Neiva* (luana.neiva@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O Prêmio Barra Mulher, promovido desde 2010 pelo Shopping Barra, chega a sua 11º edição em 2021. O evento, que celebra o Dia Internacional da Mulher, anualmente homenageia dez mulheres que tiveram destaque e importante atuação na Bahia.  A lista das escolhidas deste ano será divulgada no dia 8 de março, às 19h, no Instagram do Shopping Barra

Além da premiação, o estabelecimento de compras promove uma exposição contando a trajetória de cada uma das homenageadas. O espaço, que é aberto ao público para visitação, fica na Praça Central. 

Em conversa com o portal iBahia, a gerente de marketing do shopping e responsável pela organização do evento, Karina Brito, afirma que o Prêmio Barra Mulher nasceu para valorizar e revelar novos nomes de mulheres que fazem grandes trabalhos em diversas áreas e estão no anonimato. "Elas fazem trabalhos significativos, que são transformadores na sociedade", reforça. 

O evento já homenageou nomes como, as jornalistas, Jéssica Senra, Linda Bezerra, a cantora Margareth Menezes e a médica Anna Paola Gatto. 

Foto: Divulgação


Como funciona a escolha das homenageadas

De acordo com a gerente de marketing do shopping, entre as dez escolhidas, uma é por indicação popular. Primeiramente, o shopping faz uma grande avaliação de mercado e consultoria para escolher os nomes (em torno de 40 mulheres de diversas áreas de atuação) e leva para a banca julgadora. 

"A banca julgadora precisa escolher 10 nomes. A banca é eclética e conta com profissionais de veículos de comunicação, mulheres que já participaram da premiação, instituições, entre outros", detalha Karina. 

Já a indicação popular acontece via Instagram, através uma plataforma digital criada pelo Shopping. O público é convidado a votar na mulher que eles acreditam que merece ganhar o prêmio. Vence a mais votada.  

Importância de prêmio para o shopping

A gerente de marketing afirma que o Shopping Barra se sente honrado em ter um prêmio tão valorizado e consolidado na sociedade e na mídia. “A gente realmente sente a maturidade que a premiação alcançou, as mulheres desejam de fato que seus projetos e iniciativas sejam reconhecidas pelo Shopping, então essa ação nos enobrece e nos coloca em uma posição de que vale a pena trazer projetos inovadores como esse”. 

Na entrevista, Karina ainda relembrou uma situação curiosa que aconteceu em uma entrega de premiação:  "A gente já teve uma edição em que de fato só tinham mulheres em cena - no palco, servindo  convidadas (os), conduzindo a performance artística e apresentando". 

Ao ser questionada sobre como se sente em relação ao prêmio, Karina contou que fica orgulhosa, principalmente por estar conduzindo a premiação por mais de 10 anos. “Além de mim existem outras mulheres que trabalham no Shopping que também fazem toda uma diferença na sociedade, liderando projetos e ações que de fato tem uma transformação”, finaliza. 

*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira