Salvador

Hospital municipal recebe os primeiros pacientes às 19h do dia 4 de abril

Estrutura terá funcionamento completo no dia 30 de abril

Carol Aquino, do Correio 24 horas (carol.aquino@redebahia.com.br)
O Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, região de Cajazeiras, recebe os seus primeiros 30 pacientes no dia 30 de abril, às 19h. Estes pacientes serão encaminhados do Samu metropolitano ou da regulação municipal e estadual, com pacientes vindo das UPAs. 
Hospital passa a funcionar plenamente no dia 30 de abril. (Foto: Valter Pontes/ Divulgação PMS)
A cada dia, serão abertos mais 30 leitos para pacientes até o seu pleno funcionamento, no dia 30 de abril, quando 500 pacientes poderão ser atendidos por dia somente na urgência e emergência. Assim, no dia 5 de abril terão 60 leitos disponíveis, 90 no dia 6 e assim por diante. 
No dia 09 de abril começa a funcionar o ambulatório, atendendo em consultas especializadas aqueles que já receberam alta do hospital. A partir do dia 30, o setor de emergência começa a atender por demanda espontânea, ou seja, as pessoas poderão ir por seus próprios meios até a unidade e ser atendidas. “ Esses 25 duas são uma fase de adaptação, avaliaçåo e treinamento até a última semana de abril, quando começa funcionar completamente”, explicou o prefeito ACM Neto.
(Foto: Divulgação)
Grande presente
Tido como o maior presente para a capital baiana, o Hospital Municipal de Salvador apresenta números enormes. São 210 leitos, dez especialidades médicas, seis salas de cirurgia, heliponto, ambulatórios. A capacidade é por mês para mil internamentos  três mil consultas para o ambulatório de egressos e hospital dia, 13 mil exames e 500 cirurgias. 
 "A gente espera preservar milhares  de vidas soteropolitanas, que vão  ter que esperar menos na regulação  A decisão de investir  R $ 120 milhões  neste equipamento  vai ao encontro dessa demanda enorme de cirurgias  e procedimentos de alta complexidade  que existe em Salvador ", disse o prefeito.