Salvador

Hospital Municipal terá salas escolares para crianças e adultos

Espaço será inaugurado na próxima segunda-feira (08)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado  na Boca da Mata, na região de Cajazeiras, vai  inaugurar duas salas de aula dentro da unidade hospitalar, voltada para crianças e adultos, na próxima segunda-feira (08). O espaço vai se chamar Escola Municipal Hospitalar Irmã Dulce.

A escola conta com uma rede de professores especializados no atendimento a estudantes com necessidades especiais, e já possui 166 alunos matriculados. São crianças e adultos que, por questões de saúde, não têm condições de frequentar uma unidade de ensino. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), já funcionada em 11 hospitais, três clínicas, cinco instituições de apoio, além de domicílios.

Foto: divulgação / Jefferson Peixoto/Secom
O HMS completa o primeiro aniversário de funcionamento nesta quinta-feira (04), com  mais de 123 mil atendimentos realizados, entre os quais cerca de 12 mil a pacientes que vieram do interior do estado.

Leitos - Ao todo, são 210 leitos (30 para Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 150 para clínica médico-cirúrgica e 30 para pediatria). No local, são feitas cirurgias de urgência, como as de trauma, abdômen agudo e neurocirurgia, e também algumas eletivas, como a de vesícula, hérnia e apendicite. Alguns dos exames realizados são tomografia computadorizada, doppler, holter, ecocardiograma, ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma  e ressonâncias. Outro benefício do Hospital Municipal é que o tratamento pode ter continuidade na residência do paciente. Mensalmente, são realizados quase 200 atendimentos em domicílio.