Salvador

Idosos em Salvador já podem ser vacinados sem sair do carro; veja locais

Campanha nacional de vacinação contra a influenza foi antecipada para esta segunda-feira (23) devido à pandemia do coronavírus

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, antecipada para esta segunda-feira (23) devido à pandemia do coronavírus, conta com uma estratégia em Salvador: a aplicação das doses aos maiores de 60 anos através de esquema drive-thru – dentro do próprio veículo – disponibilizado inicialmente pela Prefeitura em quatro pontos da cidade. Em um deles, o 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário da Saúde, Leo Prates, e imprensa. No local, foi feito o anúncio de novas ações de combate ao Covid-19 na capital baiana.

Foto: Divulgação/Secom

A intenção é ampliar ainda mais os pontos de vacinação dentro do carro, como afirmou o prefeito. “Além disso, vamos fazer também parceria com os supermercados para oferecer a vacinação contra a influenza para todo o público. É necessário que as pessoas acompanhem todas as regras divulgadas pela Prefeitura e evitar qualquer risco de aglomeração. Neste momento, a prioridade é para idosos, mas o objetivo é imunizar cerca de 750 mil pessoas na cidade”, afirmou ACM Neto.


Funcionamento
Além do 5º Centro de Saúde, o drive thru também funciona na Arena Fonte Nova, em Nazaré; no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A medida visa evitar a aglomeração de idosos nos postos de saúde, além de oferecer mais conforto e segurança. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ampliar o número de pontos para este serviço.  

A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.
 
Profissionais de saúde
 A imunização também ocorre nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, assim como os idosos, trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor também estão sendo imunizados neste primeiro momento. Para estes profissionais, além do documento de identificação e cartão do SUS, é necessário apresentar também a carteira profissional.

Campanha

A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários, estimados em 872 mil pessoas, no total. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.