Salvador

Jovens entre 18 e 30 anos são os que mais usam celular no trânsito

Segundo pesquisa feita em todo o país, 38,8% dizem usar o aparelho na maioria das vezes, e 4,5% ao mesmo tempo em que dirigem

Amanda Palma, Correio 24 horas (amanda.palma@redebahia.com.br)

Os jovens entre 18 e 30 anos são os que mais usam o celular no trânsito, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Arteris. De acordo com o levantamento, 38,8% dos jovens com essa idade afirmaram que usam o celular na maioria das vezes. Já 4,5% confessam que utilizam sempre o aparelho celular ao mesmo tempo em que dirigem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 27 de julho deste ano, com 2.686 motoristas ouvidos nas cinco regiões do país. Eles responderam a um conjunto de perguntas sobre o seu próprio comportamento no trânsito. Considerando todas as faixas etárias da pesquisa, 51,9% dos brasileiros fazem uso do celular ao volante, mesmo sabendo da proibição.

Além disso, a pesquisa também mostra as justificativas usadas pelos motoristas para cometer essa infração. A principal é o uso de aplicativos (37,7%) e a realização ou recebimento de ligações importantes ou urgentes (36,1%) ao volante.

“Essa pesquisa foi feita em todo o país, com mais de 2 mil motoristas habilitados, feita proporcionalmente para que pudesse abranger todas as regiões do Brasil, mas também não tem variações tão diferentes. A gente percebe um perfil do motorista do país, que sabe da proibição, mas comete infrações”, pontua Elvis Granzotti, gerente corporativo de operações da Arteris.