Salvador

Largo do Terreiro de Jesus: o que conhecer em um dos pontos mais importantes do Pelourinho

Essa é uma das áreas mais antigas de Salvador, que abriga um grande número de prédios históricos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

No Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho é o lugar mais conhecido pelos turistas. E sua fama e se justifica pelas suas ruas estreitas e charmosas, belas igrejas e largos. E um deles é o Largo Terreiro de Jesus.  

Essa é uma das áreas mais antigas de Salvador, que abriga um grande número de prédios históricos, como a Catedral Basílica, a Faculdade de Medicina, primeira do Brasil, e as igrejas de São Domingos Gusmão e de São Pedro dos Clérigos.  

Uma das características mais marcantes do Terreiro é o chafariz, que já teve mais do que uma função estética. Inaugurado em 1856, foi parte do primeiro sistema de água encanada do Brasil. 

Oficialmente é denominado de Praça 15 de novembro, mas ganhou o “apelido” de Terreiro de Jesus devido à presença dos padres da Companhia de Jesus. Foram os jesuítas que construíram, a partir de 1657 e durante 18 anos, a Catedral Basílica. Ela é a “mãe” de todas as igrejas católicas brasileiras e os 30 bustos relicários que foram restaurados são, hoje, junto com os dois altares, os mais importantes acervos de arte sacra brasileira do fim do século XVI. 

A fachada maneirista da igreja, construída com blocos de pedra de lioz trazidos de Portugal, ainda domina a praça. O interior está composto por magníficos retábulos de talha dourada em estilos maneirista e barroco, destacando-se ainda o teto de madeira esculpida e a sacristia. 

É possível fazer uma visitação à Basílica e conhecer toda essa beleza por dentro. Com a pandemia, a recomendação é consultar seu agente de viagem sobre os horários de funcionamento do local. 

Entorno e requalificação 

Em 2018, a prefeitura de Salvador iniciou intervenções no Largo, sendo entregue com as obras concluídas em meados de 2019. As mudanças envolveram construção de pavimentação, arborização e restauração da fonte que abriga a estátua da deusa Ceres, divindade da agricultura na mitologia romana. A última reforma que havia sido feita foi no início da década de 1950 e idealizada pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. 

E o local em que surgiu a primeira escola de educação do país - Colégio dos Jesuítas - e o primeiro curso superior do Brasil – Escola de Medicina -, agora revitalizado, possui um entorno com ótimas opções para incluir no roteiro pelo Pelourinho. 

Além dos prédios e igrejas já citados, o Largo abriga o MAFRO, Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Este é um dos poucos do país a tratar exclusivamente das culturas africanas e a sua presença na formação da cultura brasileira. O museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalado no edifício da primeira escola de Medicina do Brasil, que hoje é propriedade da Universidade Federal da Bahia. 

É lá que você vai encontrar um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, com imagens representando os 27 orixás da Bahia.  

Para dar uma pausa no passeio, há opções de bares e restaurantes na região, como a filial do restaurante Mariposa. Localizado no Largo, o estabelecimento fica em um casarão privilegiado e cheio de charme, o Casarão 17, um espaço multifuncional que engloba moda e gastronomia. 

Aproveite para sentar nos janelões do casarão e apreciar o vai e vem de um dos mais antigos centros históricos das Américas. O Mariposa tem três espaços e um belo mezanino. 

Live Tour Salvador 

Já deu aquela vontade de conhecer essa região do Pelourinho? Então confira ainda mais informações sobre o local no dia 13 de julho, às 16h, na live promovida pelo Visit Salvador da Bahia, em seu canal do YouTube. O bate papo terá a presença de especialista e participação aberta do público, que pode interagir através de perguntas. 

Além de trocar informações sobre o roteiro, os internautas terão acesso a contatos de agências de turismo receptivo, associadas a ABAV, que realizam passeios pelo Pelourinho. Com isso, quem estiver planejando uma viagem à Salvador, já pode entrar em contato com as agências para conhecer mais sobre a história da parte central da capital baiana. 

Para conhecer mais sobre esse e outros roteiros apresentados nas Lives Tours basta acessar o site salvadordabahia.com e o canal do YouTube do Visit Salvador da Bahia.