Salvador

Largos do Pelourinho serão entregues em dezembro

Os Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista estavam sem receber shows há seis meses

Redação do Correio 24 Horas

Depois de passar seis meses fechados para shows, três deles passando por reforma, os Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e a Praça Tereza Batista, no Pelourinho, serão reabertos a partir de 4 de dezembro. Os espaços são famosos por receber eventos culturais que atraem baianos e turistas, principalmente, no verão e no período junino.

Segundo o governo, a reforma atendeu as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros, com foco na segurança e na estruturação das rotas de fuga, e está em fase de finalização. O próximo passo será desmontar os canteiros de obras.

No dia 31 de maio o governo vetou a realização de shows nos espaços, mas manteve os locais abertos. O motivo foi a necessidade de reformas estruturais de emergência, constatada durante uma vistoria realizada em abril. Na época, o governo anunciou que faria um investido de R$ 2,4 milhões nas obras das três praças.

Os comerciantes criticaram a ação e cobraram agilidade do governo para resolver o problema porque, segundo eles, sem eventos o público não iria ao Pelourinho. Por conta do veto, os espaços não receberam as atrações do São João de 2017. 

Os casarões foram pintados e os espaços receberam novos palcos e pisos. Os três largos estão em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo gerido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult).