Salvador

Lavagem de Itapuã completa 115 anos nesta quinta (13); veja serviços

Tradicional evento acontece nesta quinta-feira (13)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A tradicional Lavagem de Itapuã vai completar 115 anos nesta quinta-feira (13). Comemorada na quinta-feira anterior ao Carnaval, o evento é promovido por baianas trajadas a caráter, que levam potes de cerâmica com água de cheiro e flores para lavar a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A manifestação cultural é o último evento popular que antecede o Carnaval no calendário oficial de festas de Salvador.


As primeiras ações já começam às 2h, quando os moradores saem pelo bairro atrás do Bando Anunciador, que convida a comunidade a sair das próprias casas para participar da festa. Às 10h, será iniciado o cortejo das baianas em direção à igreja, onde acontece o ponto alto da festa. À tarde, é a vez dos blocos de chão fazerem a folia, arrastando milhares de foliões pelas ruas do bairro.

Após a lavagem das escadarias da igreja, localizada na Praça Dorival Caymmi, o ritual segue com samba de roda envolvendo toda a comunidade. Por volta das 12h, cerca de 200 baianas realizam a segunda lavagem na frente da igreja. A parte profana é sempre no turno da tarde e estende até à noite com desfile de blocos e bandas.

Foto: Bruno Concha/Secom

A festa dura mais três dias com uma programação que mescla atividades religiosas e culturais. Na sexta (14), atrações locais se apresentam no bairro em clima de ressaca. Já o sábado (15), será marcado por diversas práticas náuticas esportivas e ainda pelo Terno de Reis, manifestação cultural histórica feita por moradores locais, a partir das 18h. As celebrações chegam ao fim na segunda-feira (17), com a entrega de uma oferenda a Iemanjá, a partir das 15h, e uma peixada nativa, às 18h, na sede da Associação dos Moradores do bairro.

Serviços
Para garantir a realização da festa sem maiores problemas, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços essenciais para a data. Confira:

  • Prevenção à violência

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará no festejo com 75 agentes distribuídos em operações distintas ao longo do dia. Os profissionais vão dar apoio à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nas barreiras de trânsito e farão a segurança patrimonial do posto de saúde instalado no circuito, além de realizar patrulhamento preventivo.
Fiscalização – Já a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai atuar com 30 agentes para fiscalizar a exibição de publicidade e atuar na proteção às marcas patrocinadoras. Além disso, haverá orientação aos proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, e fiscalização das atividades e obras irregulares.

  • Transporte

Em função da realização da lavagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará 12 ônibus extras da frota reguladora para facilitar o transporte dos cidadãos. Os veículos estarão disponíveis das 15h30 às 23h, na Estação Mussurunga, e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, todas as linhas de transporte urbanas que circulam na região estarão operando normalmente.

Com a interdição do trecho compreendido entre Piatã e Largo da Cira e na Avenida Dorival Caymmi, no período das 7h às 19h, os ônibus terão os itinerários alterados. Os veículos que circulariam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, no sentido Centro, seguir pelo Viaduto Mário Andreazza, Avenida Luiz Viana (Paralela) e Avenida Orlando Gomes até alcançarem a Avenida Octávio Mangabeira, seguindo daí o itinerário normal.

Quem tem Itapuã como destino deve seguir pela Avenida Octávio Mangabeira, retornar em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, prosseguindo pelas avenidas Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Luiz Viana (Paralela) e Dorival Caymmi.

Os ônibus que circulam pelo trecho interditado com destino à Nova Brasília de Itapuã, tanto na ida quanto na volta, terão como opção de tráfego a Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo e Ladeira do Abaeté. Já as linhas que fazem terminal em Itapuã terão a base operacional transferida para Avenida Dorival Caymmi, no retorno antes do Walmart.

Foto: Bruno Concha/Secom

  • Trânsito

A Transalvador também terá um esquema especial de trânsito. As alterações começam a partir da 0h da quarta-feira (13), quando ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos nas vias até às 19h, nas ruas Yemanjá (lado direito) e Paulo Afonso Baqueiro.

Das 6h às 19h, fica proibida a circulação de veículos nas seguintes vias: Avenida Octávio Mangabeira (trecho a partir da Rua Yemanjá), Praça da Sereia, Avenida Dorival Caymmi (trecho compreendido entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho), Rua Aristides Milton (trecho compreendido entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira Ibiama / Ladeira do Abaeté).

Também entre 6h e 19h, a Rua Yemanjá (entre o Habib’s e o Condomínio Casa Blanca) torna-se sentido único e a Avenida Octávio Mangabeira (entre o Condomínio Casa Blanca e o Habib’s) terá o tráfego invertido.

Os condutores que circulariam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego no sentido Itapuã/Centro: Viaduto Mário Andreazza e avenidas Luis Viana (Paralela), Orlando Gomes e Octávio Mangabeira. Já quem transitaria no sentido contrário, terá como opção seguir pela Avenida Octávio Mangabeira, fazer o retorno em frente à guarita de acesso ao Estacionamento Sol Park e acessar as avenidas Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Luis Viana (Paralela) e Dorival Caymmi.

A proibição do tráfego e estacionamento de veículos segue das 19h da quarta-feira (13) até as 2h da quinta-feira (14), nas seguintes vias e logradouros públicos: Rua Aristides Milton, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe e Rua Arnaldo Francelino. Os veículos provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã, terão como opção de tráfego a Ladeira do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Mirante, Rua Paulo Afonso Baqueiro e Avenida Dorival Caymmi.

  • Barreiras

Serão montadas barreiras fixas ao longo do percurso da festa, das 4h às 19h, na Avenida Otávio Mangabeira, saída do estacionamento do antigo Casquinha de Siri e cruzamento com as ruas Rua Aristóteles da Costa Leal, Rua João da Silva Rego, Pirambeba, Albacora, Sargento Renato Santos, Beijupirá, Palame e Genebaldo Figueredo – Hiper Boi; no cruzamento da Rua do Tamarineiro com a Praça do Tamarineiro e Ladeira do Abaeté; na Rua Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; na Travessa Genebaldo Figueredo; no cruzamento da Rua Genebaldo Figueredo com a Travessa Genebaldo Figueredo e com a Rua do Gravatá; e no cruzamento da Rua Aristides Milton com a Rua João do Peixe e Rotatória do Posto 12 (sentido Centro).

As barreiras móveis serão instaladas, das 6h às 19h, na Avenida Octávio Mangabeira (retorno para Avenida Orlando Gomes – em frente ao Condomínio Sol e Maré); Avenida Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (após o Atacadão); Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (em frente ao Hotel Luar de Itapuã); e na Avenida Dorival Caymmi – em frente ao 7º Centro de Saúde e na 2ª rotatória, sentido Itapuã.

Programação da quinta-feira (13)
02h – Bando Anunciador
05h – Lavagem Nativa
06h – 2ª Corrida do Feijão do Serjão
10h – Cortejo das Baianas
10h05 – Manifestações Culturais
10h25 – Escola de Samba Unidos de Itapuã
10h35 – Kitut com Cerveja
10h45 – Kimbaila Erê
10h55 – Bloco dos Cornos
11h05 – Turma do Realise
11h15 – Ecoar dos Tambores
11h25 – Chabisc
11h35 – Malê de Balê
11h45 – Ginga e Remandiola
11h55 – Nem te Conto
12h05 – Celso Som
12h15 – Puxada Itapuanzeira
12h25 – Pipoca de Oxeturá
12h35 – Pinauna Power
12h45 – Amigos pelo Samba
12h55 – Sambeleza
13h05 – Itatri
13h15 – Chaveirinho do Arrocha
13h25 – Arrastão Pode Pá
13h35 – Bloco Bom D+
13h45 – Arrastão Beath XXI
13h55 – Turma da Jacutinga
14h05 – As Santinhas