Salvador

Lavagem do Bonfim 2017 terá food trucks, artesanato e música

Espécie de quermesse será montada no Centro Comunitário Senhor do Bonfim

Amanda Palma*
- Atualizada em

Depois de oito quilômetros caminhando da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, e da bênção do Senhor do Bonfim, os fiéis vão ter mais um atrativo para aproveitar no dia 12 de janeiro de 2017, quando acontece a lavagem do adro. Uma espécie de quermesse com food trucks e artesanato será montada no Centro Comunitário Senhor do Bonfim.

No local, a partir das 8h30 haverá serviço de bebidas, segurança, limpeza, música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. O evento é aberto ao público e vai funcionar até 18h. O objetivo é arrecadar recursos para reformar o altar da Basílica e a rede elétrica da igreja.

“Vai ser um evento aberto ao público em geral. As pessoas que vão vir ao Bonfim vão poder consumir aqui, e todos recursos apurados vão ser aplicados na basílica, como se faz em festa de igreja, até no interior se faz quermesse”, explicou o juiz da Devoção ao Senhor do Bonfim, Francisco Pitanga.

Em 2013, os custos para as reformas custavam R$ 580 mil e R$ 870 mil, respectivamente. Os projetos já foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), já que a igreja é tombada, mas faltam recursos para que as obras sejam realizadas.

Segundo Pitanga, além de arrecadar os recursos, o evento faz parte de um movimento de revitalização do largo do Bonfim,, como já acontece com outros eventos realizados no espaço, como a Vila Criativa, que vai acontecer em dois fins de semana de dezembro (10/12 e 11/12 e 17/12 e 18/12).

“A nossa proposta é revitalizar o Largo do Bonfim. É muito deserto aqui de noite, recuperamos todas essas casas, todas para o serviço da basílica. Já acontece a Vila Criativa que atrai muitas pessoas e é algo muito bom, com música, comida, artesanato”, explicou Pitanga.