Salvador

Linha Vermelha: Entenda como funciona as novas rotas do sistema viário Águas Claras/Cajazeiras

Vídeo mostra o percurso que os motoristas que passam pela BR-324 poderão fazer para os outros bairros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
O sistema viário Águas Claras/Cajazeiras foi entregue pelo governador Rui Costa, na manhã deste domingo (4), mas estará disponível para os motoristas a partir da próxima quarta-feira (7). Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), esta data de liberação foi definida para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos para o trânsito, em um dia de pouca circulação de veículos.
Foto: Divulgação/ GovBA
"Essa obra resolve o problema do trânsito local, melhorando a vida da população de Águas Claras, Cajazeiras e região. Quando estiver completa, vai ligar o Subúrbio a Orla Atlântica, passando pela Avenida Orlando Gomes, que já inauguramos. Aqui do lado, teremos a nova estação rodoviária, uma estação de Metrô, além do BRT. Será a nova entrada da cidade, onde quem chegar poderá escolher entre ir de Metrô até o centro, ou pegar um BRT para a Orla”, afirmou o governador.Executada pela Conder, a obra integra a futura Avenida 29 de Março, responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes - já duplicada pelo Governo - e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor transversal que vai ligar Piatã ao Subúrbio Ferroviário.
Foto: Divulgação/ GovBA
Com investimento de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de dois quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O conjunto de novas vias totaliza 4,2 quilômetros e dispõe de alças de acesso à BR-324, além de uma pista apta a operar o BRT, ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo. Assista ao vídeo:
Entenda as seis novas rotas do sistema viário BR-Águas Claras: - Da BR-324 para Águas Claras ou Cajazeiras: entra na Via Marginal, desce a primeira à direita, pega o sistema novo e sobe pela Rua Celika Nogueira.
- Da BR-324 (sentido Feira de Santana) para voltar a Salvador ou pegar a Estrada do Derba: entra na Via Marginal e desce na alça de retorno, passando sob o viaduto.
- De Águas Claras ou Cajazeiras em direção à BR-324: desce pela Rua Oswaldo Leal e pega o sistema novo, chegando ao sentido da via que preferir.
- De Salvador para a Via Regional: pega a Via Marginal da BR-324, após a passarela lilás, desce na primeira alça, pega o sistema novo e vai direto.
- Da Estrada do Derba para a Via Regional: passa embaixo do viaduto e segue direto pelo sistema novo.
- Da Estrada do Derba para Feira de Santana: passa embaixo do viaduto e sobe a primeira alça à direita, chegando à nova Via Marginal